Programa de Monitoria de Graduação seleciona projetos para o biênio 2024-2025

Inscrições seguem até 20 de novembro; PMG promove iniciação à docência, busca reduzir retenção e garantir qualidade e inovação

Estudantes em encontro sobre monitoria em edição anterior da Semana da Graduação Foto: Arquivo Prograd/UFMG

Estão abertas, até as 16 horas de 20 de novembro, as inscrições para o Programa de Monitoria de Graduação (PMG). Os projetos devem ser encaminhados por meio do Sistema de Fomento da Pró-reitoria de Graduação, pelos Departamentos Acadêmicos ou, no caso da Faculdade de Letras (Fale) e do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), pelas congregações das unidades.

Criado ainda em 1959, o PMG foi avaliado e passou por uma reestruturação; novas regras passaram a valer no processo de seleção dos projetos para 2020-2021. Essa é a terceira chamada do programa atualizado e se refere ao biênio 2024-2025. Os projetos submetidos devem respeitar, em suas estruturas, as Diretrizes para Projetos de Ensino e Aprendizagem nos Cursos de Graduação na UFMG, aprovadas pela Câmara de Graduação em 28 de janeiro de 2021.

O PMG promove a iniciação à docência de estudantes de graduação e pós-graduação, desenvolve estratégias para diminuir a retenção no ensino de graduação e procura assegurar a qualidade e inovação do processo de ensino-aprendizagem-avaliação.

Ações afirmativas e continuidade
“Uma novidade dessa edição é estimular o desenvolvimento de equipes didáticas constituídas por professores, estudantes de graduação e de pós-graduação, para os quais é prevista a possibilidade de complementação de bolsa”, destaca o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira. Alguns dos objetivos são fortalecer a docência coletiva, possibilitar a integração de estudantes de pós-graduação nos projetos submetidos ao PMG e, até, promover maior articulação entre os currículos dos cursos de graduação e de pós-graduação.

“O PMG tem importância ímpar para os cursos de graduação e é uma oportunidade de aprimoramento profissional e pessoal para os estudantes”, afirma a diretora de Mobilidade, Estágios e Bolsas, Fabiane Ferreira. “Temos refletido sobre o processo de distribuição das bolsas acadêmicas no que diz respeito às suas normas e operacionalização, buscando um caminho para garantir as ações afirmativas e, ao mesmo tempo, assegurar a continuidade dos projetos. Em diretrizes já aprovadas pela Câmara de Graduação, estabelecemos que ao menos 30% das bolsas ofertadas sejam direcionadas para os alunos de ação afirmativa”, ela explica.

O julgamento das propostas será feito com apoio do Comitê Assessor da Câmara de Graduação (Comitê 21), instituído pela Resolução CG nº 6, de 25 de setembro de 2020. A relação dos projetos aprovadas será divulgada no site da Prograd.

Mais informações podem ser encontradas no Edital e também podem ser solicitadas pelo e-mail bolsaspmg@prograd.ufmg.br ou pelos telefones (31) 3409-4058/6453/6449/3850.

Assessoria de Comunicação da Prograd