Notícias Externas

Rede social Clubhouse é tema de entrevista no programa Expresso 104,5

Rede social baseada em chats de voz tem ganhado popularidade nas últimas semanas

Para se cadastrar na rede, é necessário ser convidado por um usuário
Para se cadastrar na rede, é necessário ser convidado por um usuário Foto: Divulgação

A rede social Clubhouse tem se tornado tornado popular nas últimas semanas, chamando a atenção de diversas figuras do mundo da tecnologia, da música e do entretenimento, que participam das salas de discussão da plataforma. O Clubhouse foi lançado há menos de um ano, em abril de 2020, pela empresa estadunidense Alpha Exploration. Exclusivo para o sistema operacional iOS, e ainda em versão beta de testes, a rede tem como característica marcante a necessidade de um convite de alguém que já usa a rede social para o ingresso.

A plataforma funciona por meio de clubes e salas em grupo em que os participantes só podem se comunicar por áudio. Os chats ocorrem sempre ao vivo, e as salas possuem os speakers, usuários que podem falar durante a conferência, e os listeners, ouvintes da conversa. Nomes famosos se misturam a desconhecidos em bate-papos definidos por temas. 

O programa Expresso 104,5 desta sexta-feira, 26, recebeu Karina Santos, coordenadora da área de Mídias do Instituto de Tecnologia e Sociedade, para falar sobre a rede social.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

Produção: Filipe Sartoreto / Publicação: Alexandre Miranda