Notícias Externas

Programa Noite Ilustrada destaca legado de João Gilberto para a MPB

Cantor, compositor e violonista morreu no último sábado, 6, aos 88 anos

João Gilberto durante apresentação em 1996
João Gilberto durante apresentação em 1996 Domínio público

A MPB perdeu um de seus maiores gênios: o compositor, cantor e violonista João Gilberto, reconhecido como um dos criadores da bossa nova, morreu no último sábado, 6, aos 88 anos.

Há 60 anos, em 1959, João Gilberto fez história com o lançamento do seu primeiro LP, Chega de Saudade. Considerado marco estético do novo gênero musical, o disco ganhou o nome da canção de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. A música já havia sido lançada um ano antes, no formato 78 rpm. O disco de estreia também trazia no repertório Bim Bom, uma das poucas composições assinadas por João Gilberto. Por trás da aparente simplicidade da letra e da melodia, estava escondida uma interpretação musical que se tornou referência para os artistas da bossa nova, como o próprio Tom Jobim, além de Roberto Menescal e Carlos Lyra.

Ao longo de 61 anos de carreira, João Gilberto compôs pouco mais de dez músicas. Em sua discografia, o artista dedicou-se à interpretação de canções de outros compositores e promoveu verdadeiras recriações.

O legado de João Gilberto foi tema de entrevista com o compositor mineiro Pacífico Mascarenhas, amigo de João Gilberto e ícone da bossa nova em Minas Gerais, na década de 1960. O bate-papo foi ao ar no programa Noite Ilustrada, da Rádio UFMG Educativa, nesta terça-feira, 9.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

Produção de Alessandra Ribeiro