Ensino

Programa para desenvolvimento do ensino na graduação estende prazo de inscrições

Prazo foi estendido até terça-feira, 17 de agosto

O Programa para o Desenvolvimento do Ensino de Graduação (Pdeg) está com chamada aberta para seleção de propostas. Essa será a segunda edição do programa, que teve início em 2020. As inscrições foram prorrogadas até 17 de agosto de 2021 e devem ser feitas pelos  colegiados de cursos de graduação e colegiados especiais por meio do Sistema de Fomento da Pró-reitoria de Graduação, responsável pela gestão do programa.

O Pdeg visa promover a qualidade e a inovação do processo de ensino-aprendizagem-avaliação nos cursos de graduação da UFMG por meio da utilização de estratégias pedagógicas e ações para a redução da retenção, da evasão, do tempo de integralização e para o aumento do rendimento médio na graduação. No atual contexto de uso de tecnologias digitais no ensino de graduação, recomenda-se que os proponentes incluam nas suas propostas ações de apoio a essas iniciativas.

Cada projeto deverá ter um coordenador, obrigatoriamente docente em efetivo exercício na UFMG, e poderá ter a participação de professores orientadores, também da Universidade. A submissão da proposta será feita pelo docente indicado para coordenar o projeto, que precisará estar cadastrado no Sistema de Fomento da Graduação. A solicitação de cadastro pode ser encaminhada para o e-mail bolsasfrequencia@prograd.ufmg.br

As propostas aprovadas receberão até três bolsas para estudantes de graduação e uma para estudante de pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado), de acordo com o que for solicitado e aprovado no processo de seleção. A carga horária é de 12 horas semanais e as bolsas são de R$ 400,00 para estudante de graduação, complementação de R$ 375 para os de mestrado e R$ 550 para os de doutorado.

A decisão final sobre os projetos selecionados será da Câmara de Graduação, mas a sugestão de classificação das propostas será feita por um comitê de avaliação.

Mais informações podem ser obtidas na chamada, pelo e-mail bolsasfrequencia@prograd.ufmg.br e pelos telefones (31) 3409-4058/6453/6449/3850.