Notícias Externas

Programa Residência Pedagógica lança site para compartilhar projetos de ensino-aprendizagem

Ambiente reúne atividades desenvolvidas no Coltec e em duas escolas estaduais

h
Vista do prédio da Faculdade de Letras, que abriga as atividades do programa Lucas Braga | UFMG

Com o objetivo de compartilhar as experiências e os materiais produzidos, a equipe do Programa Residência Pedagógica da Faculdade de Letras (Fale) desenvolveu um portal que reúne as atividades de ensino-aprendizagem realizadas de 2020 a 2022

O site está estruturado em quatro frentes: Divulgação científica; Escritas de si; Literatura e arte como resistência e Representações estereotipadas das línguas inglesa, francesa e alemã.

Os projetos foram desenvolvidos no Colégio Técnico (Coltec), com a colaboração do preceptor Francis Arthuso, na Escola Estadual Ari da Franca, acompanhado pela preceptora Osmara Portilho, e na Escola Estadual Francisco Menezes Filho, com a preceptora voluntária Daiane Lima. As duas escolas estão localizadas em Belo Horizonte.

Grande parte das atividades é dedicada à compreensão e produção de projetos de ensino-aprendizagem que podem ser desenvolvidos remotamente, com a mediação das tecnologias digitais, mas que também são adaptáveis ao contexto presencial.

Formação de professores
Programa Residência Pedagógica, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores. Seu objetivo é induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura e promover a imersão do licenciando na escola de educação básica.

Assessoria de Informação da Faculdade de Letras