Notícias Externas

Programa Universo Literário discute o livro Ensaio Sobre Música Brasileira, de Mário de Andrade

Publicação é composta de danças e cantos organizados em categorias pelo autor

Livro traz a busca do escritor Mário de Andrade por uma estética musical brasileira.
Livro traz a busca do escritor Mário de Andrade por uma estética musical brasileira. Foto: Reprodução

Mário de Andrade se destacou como um dos principais nomes do modernismo no Brasil e um dos mais notórios polímatas brasileiros, por possuir um vasto conhecimento em diversas áreas. Seu romance de maior sucesso, Macunaíma - O Herói sem Nenhum Caráter, foi publicado em 1928 e  narra a busca de Macunaíma pela pedra mágica muiraquitã. 
No mesmo ano, Mário de Andrade também publicou uma importante obra para a etnografia da música brasileira, o livro Ensaio sobre Música Brasileira. A publicação é composta de danças e cantos organizados em categorias criadas por Mário de Andrade e é o resultado de coletas realizadas pelo poeta junto com amigos e informantes. A publicação ainda traz um dossiê com oito artigos que evidenciam o início da difusão das pesquisas presentes no ensaio de Mário de Andrade. 
Para saber mais sobre o livro Ensaio sobre Música Brasileira, de Mário de Andrade, o programa Universo Literário recebeu a professora do Instituto de Estudos Brasileiros da USP e organizadora do livro, Flávia Camargo Toni. 

Ouça a conversa com Michelle Bruck

Produção: Marden Ferreira e Rodolfo Morais, sob orientação de Luiza Glória
Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Luiza Glória