Projeto Brumadinho seleciona bolsistas para atuar em seu núcleo de comunicação
As seis vagas são abertas a estudantes assistidos ou que ingressaram na UFMG pelo sistema de cotas
Estão abertas até terça-feira, 30 de junho, as inscrições para o preenchimento de seis bolsas de pesquisa em interface com a extensão, na modalidade ações afirmativas, para atuação no Núcleo de Comunicação do Projeto Brumadinho UFMG.
Trata-se de bolsas destinadas, exclusivamente, a graduandos classificados socioeconomicamente nos níveis I, II, III ou IV de assistência da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) e estudantes que ingressaram na UFMG pelo sistema de cotas.
A bolsa é de R$ 700 mensais, e sua vigência, de 12 meses. Os bolsistas deverão cumprir carga horária de 20 horas semanais. A seleção dos candidatos será feita em duas etapas. A primeira constará de análise do histórico escolar, do currículo Lattes, do portfólio e de texto com a exposição de motivos. Os candidatos que alcançarem média de 70% serão classificados para a segunda etapa, que consistirá em entrevista.
O Projeto Brumadinho-UFMG tem o objetivo de auxiliar o Juízo da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Belo Horizonte a identificar e avaliar, por meio de estudos e pesquisas, os impactos decorrentes do rompimento da Barragem I da Mina Córrego do Feijão, pertencente à Vale, em janeiro de 2019.
As duas chamadas – uma delas retifica o prazo de inscrições e o início de vigência das bolsas – estão disponíveis no site do Projeto Brumadinho, que também reúne outros editais que estabelecem critérios para o recebimento de propostas de reparação de danos provocados pelo rompimento da barragem. Alguns deles ainda estão abertos.