Projeto Brumadinho seleciona bolsistas para atuar em seu núcleo de comunicação

As seis vagas são abertas a estudantes assistidos ou que ingressaram na UFMG pelo sistema de cotas

Área atingida pelo rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho
Área atingida pelo rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho Ricardo Stuckert / Fotos Públicas / CC BY-NC 2.0

Estão abertas até terça-feira, 30 de junho, as inscrições para o preenchimento de seis bolsas de pesquisa em interface com a extensão, na modalidade ações afirmativas, para atuação no Núcleo de Comunicação do Projeto Brumadinho UFMG.

Trata-se de bolsas destinadas, exclusivamente, a graduandos classificados socioeconomicamente nos níveis I, II, III ou IV de assistência da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) e estudantes que ingressaram na UFMG pelo sistema de cotas.

A bolsa é de R$ 700 mensais, e sua vigência, de 12 meses. Os bolsistas deverão cumprir carga horária de 20 horas semanais. A seleção dos candidatos será feita em duas etapas. A primeira constará de análise do histórico escolar, do currículo Lattes, do portfólio e de texto com a exposição de motivos. Os candidatos que alcançarem média de 70% serão classificados para a segunda etapa, que consistirá em entrevista.

O Projeto Brumadinho-UFMG tem o objetivo de auxiliar o Juízo da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Belo Horizonte a identificar e avaliar, por meio de estudos e pesquisas, os impactos decorrentes do rompimento da Barragem I da Mina Córrego do Feijão, pertencente à Vale, em janeiro de 2019.

As duas chamadas – uma delas retifica o prazo de inscrições e o início de vigência das bolsas – estão disponíveis no site do Projeto Brumadinho, que também reúne outros editais que estabelecem critérios para o recebimento de propostas de reparação de danos provocados pelo rompimento da barragem. Alguns deles ainda estão abertos.