Extensão

Projeto da Escola de Arquitetura da UFMG une pautas ambientais e pela luta à moradia

Parque das Ocupações Urbanas localiza-se no Distrito Industrial do Jatobá, em Belo Horizonte

Em atividade desde 2016, a frente de ação Parque das Ocupações faz parte do Programa  Indisciplinar – grupo que trabalha com questões contemporâneas relacionadas ao espaço na UFMG. Atualmente, as atividades acontecem nas Ocupações Paulo Freire e Eliana Silva, localizadas na Regional Barreiro, através de parceria com o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favela.

Segundo a professora da Escola de Arquitetura da UFMG, Marcela Brandão, a frente de ação surge em 2016, como uma forma de dialogar e aproximar dois temas: a preservação ambiental e a luta pelas moradias em Belo Horizonte. Em parceria com o MLB e com o apoio de instituições públicas e privadas, o projeto atua no Distrito Industrial do Jatobá (Regional Barreiro), no qual localizam-se cinco ocupações urbanas: Eliana Silva, Camilo Torres, Irmã Dorothy, Nelson Mandela, Paulo Freire e Horta.

Para Marcela, tanto a natureza quanto a pobreza são gradativamente expulsas da cidades, diminuindo a qualidade de vida dos indivíduos e também a relação destes com o meio-ambiente. Logo, o projeto surge como forma de refletir e elaborar políticas mais complexas de preservação da natureza, ao mesmo tempo que aproxima os moradores de suas práticas cotidianas com a natureza.

Entrevistadas: Marcela Brandão (profa. Arquitetura UFMG), Luciana Bragança (profa. Arquitetura UFMG) e Cheyene Miguel (moradora Ocupação Paulo Freire)

Equipe: Vitória Brunini (produção e reportagem), Cássio de Jesus (imagens), Otávio Zonatto (edição de imagens), Pablo Nogueira (edição de conteúdo), Ruleandson do Carmo (edição de conteúdo)