Extensão

Projeto da Fale oferece cursos para moradores de Brumadinho e da região da bacia do Paraopeba

Atividades de extensão visam contribuir para a geração de renda e emprego

Região atingida pelo rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho
Área atingida pelo rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho Isac Nóbrega | Fotos Públicas – CC BY-NC 2.0

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso de extensão Ensino e Aprendizagem de Tecnologias Digitais e Línguas Adicionais. O projeto é fruto de parceria entre a UFMG e a Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos do Rompimento da Barragem Mina Córrego Feijão (Avabrum). Serão oferecidas duas opções de cursos a distância, que visam contribuir com a geração de trabalho, renda e emprego na região afetada pelo desastre ambiental.

A primeira opção, eixo 1, é focada no desenvolvimento de noções básicas sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) para a inclusão produtiva. O segundo eixo oferece o aprendizado de línguas estrangeiras (inglês e espanhol) como forma de qualificação profissional e formação de cidadãos engajados em práticas locais e globais.

Editais
Dois editais regem o processo seletivo. O primeiro oferece 200 vagas para seis módulos diferentes. Os temas abordados em cada módulo são Introdução às TDICsLeitura crítica de textos digitais, Gestão de tempo e recursos, Produção textual para textos de marketing, Produção de textos orais e recursos audiovisuaisMultiplicação. As inscrições deverão ser feitas até o dia 29 de novembro.

segundo eixo oferece 180 vagas para o primeiro semestre de 2022. Setenta e cinco vagas são destinadas ao ensino da língua espanhola para jovens e adultos, enquanto as outras 105 são para o ensino da língua inglesa (30 para o público infantil e 75 para jovens e adultos). As inscrições deverão ser feitas de 1º de dezembro a 12 de janeiro.

Mais informações estão na página do projeto na web