Projeto de extensão da ECI capacita bibliotecários

'Biblioteca escolar: formando os agentes' atua na rede pública de diversas cidades mineiras

A Lei 12.244/2010 prevê que, até 2020, todas as escolas estaduais devem ser equipadas com uma biblioteca escolar. Com o objetivo de ajudar a sanar essa defasagem no ensino público de Minas Gerais, a professora da Escola de Ciência da Informação da UFMG Marília Paiva criou o projeto de extensão Biblioteca escolar: formando os agentes

Ativo desde 2016, o projeto realiza trabalho de capacitação de bibliotecários e bibliotecárias que atuam nas bibliotecas escolares do estado, ao mesmo tempo que busca sensibilizar os órgãos públicos quanto à importância de se valorizar esse espaço nas escolas. Segundo a professora, mais de mil auxiliares de biblioteca já foram capacitados pelo projeto – profissionais que já atuavam na área e novos agentes.

"O público está se abrindo a uma coisa antes desconhecida", diz Marília, que destaca o desconhecimento sobre as bibliotecas escolares como o maior problema que deve ser solucionado. Ao sensibilizar prefeituras, diretores de escolas e os próprios profissionais da área acerca de sua importância, o projeto tem potencializado seus resultados não só em Belo Horizonte, como também em cidades do interior de Minas.

Saiba mais sobre o Bibliocanto em vídeo da TV UFMG.

Entrevistas: Cláudia Mattos (professor da E. E. Affonso Neves) e Marília Paiva (coordenadora da Biblioteca Escolar Formando os Agentes)

Equipe: Larissa Costa (produção e reportagem), Renato Temponi (reportagem), Antônio Soares (imagens), Otávio Zonatto (edição de imagens), Pablo Nogueira (edição de conteúdo)