Pesquisa e Inovação

Projeto que divulga no Twitter atividades de deputados recebe premiação nacional

‘Robô Câmara’, do estudante João Cardoso, estimula o engajamento político

O projeto Robô Câmara, idealizado pelo aluno de Ciências Sociais da UFMG João Cardoso Camargos, foi premiado pelo programa de formação de lideranças para a era digital pelo Instituto Lula. A iniciativa selecionou projetos dedicados ao combate à fome e à pobreza, ao exercício da democracia e da cidadania e à melhoria da qualidade de vida populacional. 

O estudante, que atua como pesquisador no Grupo Opinião Pública, coordenado pela professora Mara Telles, do Departamento de Ciência Política da UFMG, desenvolveu um perfil no Twitter para o esclarecimento do público sobre termos e temáticas do campo político. Além disso, a conta na rede social, que é automatizada, divulga diariamente as audiências públicas realizadas na Câmara dos Deputados.

João Cardoso, estudante de Ciências Sociais e idealizador do projeto 'Robô Câmara'
João Cardoso, estudante de Ciências Sociais e idealizador do projeto 'Robô câmara' Arquivo pessoal

Disciplina na Letras
Segundo João Cardoso, a ideia surgiu quando ele cursou a matéria eletiva Aplicações linguísticas inteligentes: processamento de língua natural para comunicação de dados abertos e jornalismo computacional, ministrada pelos professores Adriana Pagano e Evandro Cunha, da Faculdade de Letras (Fale), e os então residentes de pós-doutorado Flávia Meyer e Thiago Ferreira, ambos da pós-graduação em Estudos Linguísticos da Fale. O projeto tomou forma, então, com participação do pós-graduando Riva Félix.

A intenção era facilitar o acesso aos processos políticos, tornando-o mais prático, atrativo e barato para o público geral. Para isso, as informações selecionadas do banco de dados da Câmara são armazenadas com base em código e postadas no Twitter por meio de inteligência artificial, destacando informações como horário, assunto e link das reuniões públicas. João pretende aprimorar o projeto com melhorias no algoritmo e contribuição de investidores. 

O programa
De dezembro de 2021 a março deste ano, foram oferecidas aulas gratuitas segmentadas em três módulos, nos quais o desempenho dos candidatos foi avaliado, em processos eliminatórios. As dinâmicas do curso tiveram participações como as de Marcio Pochmann, professor da Unicamp. 

Na etapa de encerramento, cada uma das 12 bancas, compostas de especialistas, tutores e mediadores, avaliaram os trabalhos de cinco alunos. O projeto Robô Câmara de João Cardoso foi um dos 42 contemplados com a premiação de R$ 5 mil para a execução. 

Bella Corrêa