Projeto IRANTI forma professores em contação de histórias dos povos negros

Objetivo é promover as literaturas e oralidades africanas e afro-brasileiras

O projeto de extensão “IRANTI – Ser África”, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG, busca promover literaturas e oralidades de origem africana e afro-brasileira ao levar essas histórias às escolas e formar professores na arte da contação. Para a coordenadora técnica do projeto, Magna de Oliveira, compartilhar a cultura e os costumes dos povos negros é importante para desmistificar preconceitos e levar pessoas a questionarem o papel do negro na sociedade.

“Por que o negro tem que ter só determinados trabalhos?”, indaga Magna ao explicar a necessidade de se recontar a história real de quem é o povo negro, de onde ele veio e o que ele significa. O IRANTI é fundamentado na Lei n° 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio do Brasil, sobretudo nos âmbitos da Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras. A coordenação pedagógica do projeto é da professora da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, Míria Gomes.

Foi levando essas histórias às escolas que a coordenadora percebeu a necessidade da capacitação de professores nessa área. Desde então, o projeto passou a ter outra vertente: a formação pedagógica, através de workshops. O próximo ocorrerá de 17 a 19 de junho no Espaço Freiriano da FaE. Mais informações aqui ou pelo e-mail projetoserafrica@gmail.com.

SERVIÇO

“Workshop de Contação de História – Formação inicial e continuada de educadores e a aplicabilidade da Lei n° 10.639/03”

Data: 17 a 19 de junho de 2019

Local: Espaço Freiriano (FaE – UFMG)

Horário: 19 às 21 horas

Valor: 20 reais

Mais informações em pelo página do evento ou pelo e-mail projetoserafrica@gmail.com.

Equipe: Renato Temponi (produção e reportagem); Antônio Soares e Ravik Gomes (imagens); Marcos Vinícius (videografismo); Kennedy Sena (edição de imagens); Ana Fatorelli e Olívia Resende (edição de conteúdo)