Projeto visa impulsionar aprendizado de inglês na rede pública de ensino

Professora da Fale desenvolveu roteiro que oferece orientação e suporte para que o estudante desenvolva sua capacidade de ‘aprender a aprender’

ggg
Projeto quer estimular aprendizagem autodirigida
Divulgação

Impulsionar o estudo de línguas em um contexto em que os jovens estão cada vez mais dispersos e inseridos em uma realidade que os impele a alternar o uso  de smartphones, TVs, computadores e outros dispositivos de entretenimento tem sido um desafio para os profissionais da educação. Para melhorar o ensino da língua inglesa nas escolas públicas sem perder de vista esse cenário, a professora Climene Arruda, da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG, desenvolveu o Roadmap for English Learning durante o seu pós-doutorado. Trata-se de roteiro de aprendizagem que oferece orientação e suporte para que o estudante desenvolva sua capacidade de ‘aprender a aprender’, promovendo o planejamento e alcance de metas, viabilizando o autocontrole e a concentração durante o processo de aprendizagem e aumentando a autoestima, o que facilita o alcance da proficiência na língua.

Arruda explica que, apesar de estarem cada vez mais interessados em uma aprendizagem mais autônoma, os alunos, muitas vezes, não sabem como estudar por conta própria. Assim, o roteiro de aprendizagem que ela desenvolveu objetiva fornecer aos professores de inglês e a seus estudantes um instrumento efetivo de aprendizagem autodirigida e autônoma, especialmente no que se refere à ampliação do vocabulário de inglês. “O Roadmap foi construído de forma a aliar uma rotina de estudos frequente e autorreguladora com estratégias de aprendizagem, discutidas por teorização mais recente em Linguística Aplicada sobre motivação na aprendizagem de línguas estrangeiras, em especial, e, de maneira organicamente articulada, os construtos de engajamento dos estudantes, a visão para aprender, a metacognição e a autorregulação”, diz ela.

O roteiro conta com um plano de ação que se distribui em cinco semanas, composto de atividades sequenciais com foco no desenvolvimento de vocabulário, podendo abordar as demais habilidades linguísticas, como a compreensão oral. O formato do roteiro possibilita sua aplicação em contextos variados, como escolas regulares das redes particular ou pública, no ensino fundamental, médio e superior, e em escolas em que o ensino seja oferecido tanto de maneira tradicional quanto na modalidade CLIL (content and language integrated learning), cujo enfoque de aprendizagem baseia-se em qualquer conteúdo curricular por meio da língua estrangeira, muito recorrente em escolas bilíngues. O roteiro também pode ser aplicado em circunstâncias de autodidatismo e em regime de estudo não presencial.

Arruda: roteiro de aprendizagem pode ser utilizado
Arruda: roteiro de aprendizagem pode ser utilizado para desenvolvimento do vocabulário e de outras habilidades da língua inglesaArquivo pessoal

Primeira fase de implementação: foco nos professores
Os estudantes que participarem do Roadmap for English Learning devem ter nível básico de inglês (A2 conforme o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas). Na primeira etapa de implementação do projeto, que está sendo proposta para professores de inglês, haverá acompanhamento de bolsistas, que estão em processo de preparação e orientação pela professora Climene Arruda. A aplicação e o acompanhamento do desafio de aprendizagem serão realizados de forma totalmente on-line, por meio do YouTube e do Instagram, onde serão passadas as orientações principais, e por meio de grupos no WhatsApp, onde os participantes poderão interagir entre si e com os responsáveis pelo projeto.

O Roadmap for English Learning estima atender cerca de 150 professores de inglês da rede pública de ensino nesta primeira fase. Os professores serão convidados a aplicar o roteiro com seus estudantes após vivenciarem a experiência de aprendizagem. “Posteriormente, eles poderão implementar o roteiro em suas salas de aula, tendo acesso gratuito a todo material”, conta Arruda.

Os professores de escolas públicas interessados em vivenciar a experiência na primeira etapa do projeto podem se inscrever a partir de segunda-feira,18, até 30 de outubro pelo instagram do Roadmap for English Learning. O desafio com os professores está agendado para o período de 8 de novembro a 10 de dezembro.

O projeto tem o apoio do Escritório Regional de Língua Inglesa (Relo-Brasil) da Embaixada e consulados dos Estados Unidos no Brasil. Outras informações estão disponíveis no site do projeto.

Luana Macieira