Institucional

Projetos de extensão da Estação Ecológica selecionam bolsistas e voluntários

Inscrições seguem até 5 de março; atividades têm foco em educação ambiental crítica, conservação da biodiversidade e diálogo com a sociedade

Projetos selecionam 25 bolsistas para dois projetos de extensão realizados pela Estação Ecológica
Projetos selecionam 25 bolsistas para dois projetos de extensão realizados pela Estação Ecológica Foto: Lucas Braga | UFMG

A Estação Ecológica da UFMG, localizada no campus Pampulha, tem dois editais abertos para a seleção de bolsistas e voluntários para participação em atividades de programas de extensão da Universidade. Serão selecionados 14 estudantes para o Programa de Extensão Estação Ecológica (Proeco) e 11 para o Projeto Educação Ambiental: ações de extensão e pesquisa junto à educação básica do município de Mariana. 

Composto de diversos projetos comprometidos com a conservação da biodiversidade, com a educação ambiental crítica e com o diálogo com a sociedade, o Proeco congrega ações de caráter educativo, de democratização e popularização do conhecimento científico, além de eventos, oficinas, formações e ações sociais. 

Desenvolvido no âmbito do Proeco, o Projeto Mariana reúne ações de extensão e pesquisa com foco na educação ambiental em escolas da educação básica da rede pública de ensino, em Mariana, com atenção especial aos problemas decorrentes do rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em 5 de novembro de 2015.

Inscrições e valores
As inscrições seguem abertas até 5 de março. Podem ser feitas por estudantes regularmente matriculados em cursos da UFMG a partir do terceiro período. O candidato não pode ser beneficiário de qualquer outro tipo de bolsa da Universidade (com exceção de auxílios da Fundação Universitária Mendes Pimentel).

A inscrição deve ser feita remotamente, por meio do e-mail eeco.pampulha@gmail.com. A documentação pode ser consultada nos editais. A bolsa de R$ 700 terá a vigência de 12 meses, com início em 1º de março de 2024.

Seleção e resultados
O processo seletivo contará com duas etapas: análise de dados e entrevista. O resultado da primeira fase será divulgado em 7 de março de 2024, em e-mail enviado aos candidatos com a lista dos selecionados para as entrevistas, que vão ocorrer, on-line, em 7 e 8 de março. A data e o horário de cada candidato participante será enviada também por e-mail. A lista dos candidatos aprovados e do cadastro de reserva será enviada no dia 12 de março.

Leia os editais: Proeco e Projeto Mariana.