Formas de Ingresso

Recepção de calouros discute papel da universidade e sua relação com a construção do futuro

Milhares de calouros serão recebidos pela UFMG na próxima semana
Milhares de calouros serão recebidos pela UFMG na próxima semana Foca Lisboa / UFMG

Os cerca 2,8 mil alunos que ingressam nos cursos de graduação da UFMG no segundo semestre de 2016 serão recebidos a partir desta segunda-feira, 1º, data que marca o início do período letivo. A programação, organizada pelas pró-reitorias de Graduação (Prograd) e de Assuntos Estudantis (Prae), será realizada no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1), campus Pampulha.

Durante a manhã, a partir das 9h, parte dos calouros acompanha aula magna ministrada pelo professor emérito Evando Mirra de Paula e Silva, que falará sobre a relação entre a universidade e a construção do futuro. Na perspectiva do professor, “os novos alunos se incorporam a processos em andamento e inauguram um novo ciclo de vida da instituição”.

Outra parte dos novos alunos assiste à aula magna noturna, com início às 19h, que será ministrada pelo professor Jacyntho Lins Brandão, da Faculdade de Letras. Sua abordagem será norteada por três aspectos concernentes à instituição universitária: como comunidade científica voltada à produção do conhecimento, como escola e como condição de comunidade ética.

As duas aulas serão seguidas por apresentação do Grupo de Percussão da UFMG, coordenado pelos professores Fernando Rocha e Fernando Chaib, da Escola de Música. Confira os locais das aulas, por curso:

Programação geral
Atividade comum a todos os calouros ocorre no Auditório Nobre do CAD 1, a partir das 17h30. Com o tema A vida acadêmica na UFMG, o momento será oportuno para que os calouros se informem sobre as possibilidades oferecidas pela instituição. Os relatos serão feitos pelos pró-reitores de Graduação, Ricardo Takahashi, de Assuntos Estudantis, Tarcísio Mauro Vago, pela pró-reitora adjunta de Extensão, Cláudia Mayorga, pela diretora adjunta de Relações Internacionais, Miriam Jorge, além de um representante do DCE-UFMG.

A recepção vai prosseguir na terça-feira, 2, quando os novos alunos participarão de atividades em suas unidades específicas.

Estrangeiros
Cerca de 100 estudantes estrangeiros foram recepcionados em programação especialofertada ao longo desta semana. Oriundos de mais de 20 países, eles participaram de palestras, de oficina de dança e de visitas guiadas a pontos turísticos de Belo Horizonte, ao Museu de História Natural e à Estação Ecológica da UFMG.