Arte e Cultura

Refugiado congolês que pesquisa na UFMG fará palestra no Festival

Agenda desta quarta-feira inclui peça que exalta a tolerância e o debate público

Félix Kaputu
Félix Kaputu: culturas africanas e afro-brasileirasCarol Prado / UFMG

O antropólogo e professor congolês Félix Kaputu, refugiado político e pesquisador residente na UFMG, abre a programação desta quarta, 13, do 13º Festival de Verão. Ele fará palestra com o tema O refugiado, este outro, a partir das 10h, no Conservatório UFMG. Mais tarde, às 18h, a Trupe Estrela do Espaço Comum Luiz estrela vai encenar o espetáculo Assembleia comum, no Centro Cultural UFMG. Hoje também têm sequência as oficinas do Festival.

Kaputu, que deixou a República Democrática do Congo em 2006, fez doutorado na Bélgica e lecionou nos Estados Unidos. Ele vai lembrar que os refugiados têm histórias e motivações diferentes. No caso dele, os objetivos incluem pesquisas e trocas de experiências. Autor de obras acadêmicas e de ficção, falante de onze idiomas, ele estuda atualmente, em perspectiva comparada, culturas africanas e afro-brasileiras. Vinculado a convênio da UFMG com a Rede Internacional de Cidades de Refúgio (Icorn), Félix Kaputu integra a organização Scholars At Risk. A palestra será realizada em inglês, com tradução simultânea.

O evento, gratuito, é aberto para toda a comunidade, sujeito a lotação do espaço. Serão emitidos certificados para os interessados que se inscreverem previamente no portal do Festival.

Partilha
Em Assembleia comum, o jogo cênico favorece a participação e o debate aberto sobre questões contemporâneas, valorizando a partilha e a convivência das diferenças. A concepção dramatúrgica é coletiva, sob coordenação de Matheus Gepeto, e a direção é de Rafael Bottaro. A entrada é gratuita.