Notícias Externas

Regularização fundiária da região da Izidora passa por mudança no Plano Diretor de BH

Esse também é o tema da coluna de Questões Metropolitanas desta terça-feira (20)

ouca-a-conversa-com-vinicius-luiz-20-03-2018.mp3

Mapa mostra onde fica a região Izidora
Mapa mostra onde fica a região Izidora Arquivo PBH/ Divulgação

Manifestantes ocupam, desde o início da manhã desta terça-feira (20), uma faixa da avenida Afonso Pena, na região Central de Belo Horizonte, em frente à prefeitura da capital. Moradores das ocupações Rosa Leão, Vitória e Esperança, localizadas na área da região Norte conhecida como Izidora, cobram uma definição da administração municipal para regularizar as moradias construídas no local. 

A principal reivindicação dos manifestantes é a classificação do espaço ocupado pelas 9.000 famílias da região Izidora como Área Especial de Interesse Social (AEIS), no Plano Diretor da cidade. E o que isso significa? De forma resumida, podemos dizer que se a região for classificada dessa forma, será possível fazer a regularização fundiária das 6.000 casas que estão construídas ou em construção. 

ouca-a-reportagem-de-larissa-arantes-20-03-2018.mp3

​Esse também é o tema da coluna de Questões Metropolitanas, com o pesquisador do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG (Cedeplar/UFMG), professor Roberto Monte-mór. Ele explica quais as implicações da transformação da região em Área Especial de Interesse Social.