Reitora discute financiamento de projetos com presidente da Finep

General Waldemar Cardoso visitou a UFMG na semana passada

Da esquerda para a direita, o pró-reitor adjunto,
Da esquerda para a direita, o pró-reitor adjunto, André Massensini, o pró-reitor de Pesquisa, Mário Campos, o presidente da Finep, Waldemar Barroso, a reitora Sandra Goulart Almeida, o diretor científico da Finep, Marcelo Bortolini, e o presidente da Fapemig, Evaldo VilelaRaphaella Dias / UFMG

A UFMG recebeu, na última quarta-feira, dia 29, a visita do presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), general Waldemar Barroso. Ele reuniu-se com a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, com o pró-reitor de Pesquisa, Mário Campos, e com o pró-reitor adjunto de Pesquisa, André Massensini, para discutir o estágio de projetos estruturantes da UFMG financiados com recursos da instituição. “Foi uma primeira visita do general, que veio conhecer a Universidade. Discutimos potencialidades, demandas e possibilidades de parceria”, resumiu a reitora Sandra Goulart Almeida.

Um dos projetos da UFMG financiados pela Finep é o complexo da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional formado pelos laboratórios de Análise do Movimento (LAM) e de Estudos da Dor, Reabilitação e Envelhecimento (Ladire). As duas estruturas serão inauguradas no próximo dia 12 de junho.

Durante a reunião, foi discutida a situação de três projetos que tiveram recursos aprovados, mas ainda não liberados pela Finep para obras físicas estruturais: o Centro de Pesquisas em Ciências Agrárias (CPCA), em Montes Claros, o Centro Multiusuário e Multidisciplinar de Caracterização de Superfícies e Interfaces (Cemucasi), da Escola de Engenharia, e o prédio das coleções taxonômicas, do ICB.

Também participaram da reunião o diretor de Desenvolvimento Científico-tecnológico da Finep, engenheiro Marcelo Bortolini, e o presidente da Fapemig, Evaldo Vilela.

Atuação em todo o ciclo
A Finep é uma agência pública de fomento a instituições de pesquisa e empresas brasileiras. Sua atuação abrange todas as etapas e dimensões do ciclo de desenvolvimento científico e tecnológico: pesquisas básica e aplicada, inovações e desenvolvimento de produtos, serviços e processos. Seu presidente, o general Barroso, é graduado em Engenharia Mecânica e mestre pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), onde foi reitor de 2014 a 2017.