Arte e Cultura

Videogames e computadores antigos são expostos na Biblioteca Pública

Mostra 'Old bits' é organizada pelo professor Marco Aurélio Birchal, da Escola de Engenharia

Computadores antigos
Computador Naja, clone da Apple II, e os DGT-100 e DGT-1000 são alguns dos equipamentos na mostraArquivo pessoal

Computadores e videogames fabricados entre os anos 1980 e 2000 podem ser vistos em exposição aberta ao público na Biblioteca Pública Luiz de Bessa, na Praça da Liberdade, até o dia 30 deste mês.

A mostra Old bits reúne peças pertencentes à coleção particular do professor Marco Aurélio Birchal, do Departamento de Eletrônica da UFMG, acumulada graças a doações de seus alunos e a incursões em sites de comercialização.

“Durante as aulas, conversava com meus alunos sobre o assunto e notava certo interesse deles, por isso a ideia de organizar a exposição. A intenção era promover um resgate da memória, mantendo essa história da informática viva para as pessoas", conta Birchal.

Evolução
A exposição apresenta um pequeno recorte das tecnologias de informática e games. “Tento mostrar um pouco de como foi essa evolução da internet, saindo rapidamente de computadores obsoletos para os atuais”, explica o professor Birchal. Segundo ele, a tecnologia da época atendia todas as demandas da população; a diferença é que hoje essa demanda é mais complexa, e a necessidade de ter equipamentos com maior velocidade e memória aumentou na mesma proporção.

Na mostra, podem ser vistos computadores clássicos, como o Imac, o Macintosh, da Apple, e alguns brasileiros que marcaram época. Também estão expostos alguns dos videogames que fizeram história, como Atari e Nintendo. Para a interação do público, apenas o Macintosh e o Atari ficam ligados. “Os jogos antigos, ainda que pareçam primários aos olhos atuais, eram bons e sempre serviram como forma de entretenimento", relata Marco Birchal.

Old bits pode ser visitada de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.