Notícias Externas

Revista da Aulp recebe artigos sobre ambiente e economia azul

​Em seu 45º número, publicação da Associação das Universidades de Língua Portuguesa abordará preservação, regeneração e desenvolvimento sustentável dos recursos marinhos

Uso sustentável dos recursos dos oceanos será o tema da próxima edição da revista Foto: Ewerton Martins Ribeiro

A Revista Internacional em Língua Portuguesa (Rilp), produzida pela Associação das Universidades de Língua Portuguesa (Aulp), abriu chamada para artigos sobre o tema Ambiente e economia azul. Os artigos devem ser enviados até 31 de março por meio da plataforma OpenJournalSystem, que pode ser acessada pelo site da revista, ou pelo e-mail rip@aulp.org. Os artigos aceitos serão publicados ainda nas edições de 2024 do periódico.

O tema central da edição é uso sustentável dos recursos dos oceanos. As regras para submissão podem ser consultadas no site da revista. Editada desde 1989, a Rilp é uma publicação interdisciplinar, que visa fomentar o intercâmbio de conhecimento entre todos os que, na América, na Europa e na África, falam português em seu cotidiano “e se preocupam com a sua utilização e seu ensino”, conforme se explica no site do periódico. A revista circula em formato online e impresso, com distribuição internacional.

Acesso aberto
“Aproximando as culturas que na língua portuguesa encontram expressão, ou que a moldam para se exprimir, a revista tem uma tiragem semestral de 200 exemplares e é disponibilizada online em regime open access”, detalha-se no site. As edições já publicadas pela revista têm acesso livre, sem restrição de conteúdo, que pode ser baixado, impresso, lido e citado na internet. Ao publicar no periódico, os autores também mantêm consigo os direitos autorais de sua produção, concedendo à revista apenas o direito de publicação inicial.

As duas últimas edições da revista (43 e 44) tratam das relações entre comunicação e política: a 43 com o subtema “leituras e estratégias” e a 44 com o subtema “imagens e discursos”. Mais informações sobre o periódico podem ser obtidas no site www.rilp-aulp.org. Os demais contatos da revista – que tem sede na Avenida Santos Dumont, 67, 2º, 1050-203, em Lisboa, Portugal – são o e-mail rip@aulp.org e o telefone (+351) 217 816 365.

Duas últimas edições da revista da AULP tiveram por tema as relações entre a comunicação e a política
As duas últimas edições da revista da Aulp tiveram por tema as relações entre a comunicação e a política Imagem: Reprodução de capa