Pesquisa e Inovação

Roberto Leher, reitor da UFRJ, discute relação entre universidade e cidade em conferência

Roberto Leher: defesa dos investimentos em pesquisa e educação
Roberto Leher: defesa dos investimentos em pesquisa e educação Diogo Vasconcellos - CoordCOM / UFRJ

A relação entre a universidade e a cidade tem pautado as discussões propostas nas conferências do 11º Seminário Anual do projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822/2022. O professor Roberto Leher, reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ministrará a terceira conferência do primeiro semestre de 2017, que ocorre nesta quinta-feira, 18, a partir das 19h, no auditório Neidson Rodrigues, da Faculdade de Educação (FaE).

A conferência do professor Roberto Leher será transmitida, ao vivo, pelo canal do Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil no YouTube.

O tema desta edição – A Universidade e a Cidade – propõe refletir sobre as relações entre comunidades e a instituição universitária em diferentes dimensões, especialmente as que envolvem o ensino, a pesquisa e a extensão, pilares da Universidade. Em 2017, os debates propõem, ainda, o diálogo entre o tema e a comemoração dos 90 anos da UFMG e com os 120 anos de Belo Horizonte, onde está instalada a maior parte da estrutura da Universidade.

Em defesa da educação
Roberto Leher tem se destacado no meio acadêmico por suas pesquisas na área de políticas públicas em educação. Recentemente, vem liderando movimentos como a Marcha pela Ciência, que se opõe aos cortes promovidos pelo Governo Federal em ciência, tecnologia e inovação. Em artigo publicado em abril deste ano no site da UFRJ, o reitor alertou que “o Brasil caminha na contramão do que seria a melhor estratégia para enfrentar uma crise econômica: investir em conhecimento científico, pesquisa e inovação.”

No mesmo texto, Leher defendeu o engajamento da sociedade em favor da defesa da universidade pública. “Não nos faltam exemplos de povos que também passaram por momentos dramáticos, mas que apostaram no fortalecimento das universidades, dos institutos públicos de pesquisa e do aparato de Ciência e Tecnologia, por meio dos blocos de poder que se reconfiguravam no calor das lutas sociais”, contextualizou.

Pra quem?
Nesse contexto, a UFRJ lança, neste mês, iniciativa intitulada Brasil pra quem?, que pretende promover discussão sobre áreas “que vão determinar o futuro da sociedade e da população brasileira”, propondo intervenção em temas como questão indígena, mudanças climáticas globais, reforma do ensino médio, ciência e futuro, reforma trabalhista e Estado e violência.

“Queremos disponibilizar o melhor da ciência para tornar pensáveis os problemas que afligem a sociedade e que podem marcar o futuro da vida das pessoas”, afirmou o professor em entrevista ao Portal da UFRJ.

Com graduação em Ciências Biológicas pela própria UFRJ (1984), Roberto Leher é mestre (Universidade Federal Fluminense, 1989) e doutor (USP, 1998) em Educação. Em 2018, completa 30 anos de serviços prestados à UFRJ, onde, além de reitor desde 2015, é professor titular da Faculdade de Educação.

Conferências anuais
A última conferência do primeiro semestre será ministrada pela professora Heloisa Buarque de Hollanda, também da UFRJ, no dia 29 de junho. A série foi aberta no dia 30 de março pelo professor Franklin Leopoldo e Silva, da USP. A segunda conferência foi ministrada pela professora Denise Morado Nascimento, da Escola de Arquitetura da UFMG. Todas são abertas ao público, com emissão de certificado de participação.

Outras informações podem ser obtidas no site do projeto, pelo e-mail pensar@ufmg.br e pelos telefones (31) 3409-5355 e (31) 99334-2483. O Pensar a Educação, Pensar o Brasil também conta com página no Facebook.

Com Assessoria de Comunicação do Pensar a Educação, Pensar o Brasil e Portal da UFRJ