Pesquisa e Inovação

Rodrigo Vivas lança livro que analisa obras de acervos de museus mineiros

Rodrigo Vivas: projeto de memória em Belo Horizonte
Rodrigo Vivas: projeto de memória em Belo Horizonte Divulgação

O professor Rodrigo Vivas, da Escola de Belas Artes, lança nesta sexta-feira, 2, às 19h30, no Centro Cultural UFMG, o livro Abstrações em movimento: concretismo, neoconcretismo e tachismo.

O livro de Rodrigo Vivas trata do estudo das obras artísticas pertencentes ao Museu Histórico Abílio Barreto, ao Museu Mineiro e ao Museu de Arte da Pampulha, localizados na capital mineira. O trabalho integra o projeto Memória das Artes Visuais em Belo Horizonte, dedicado às obras desses acervos.

O Centro Cultural da UFMG está localizado na Avenida Santos Dumont, 174, Centro.

Graduado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, Rodrigo Vivas [foto] tem mestrado em História da Cultura pela UFMG e doutorado em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Entre suas publicações, destaca-se Por uma história da arte em Belo Horizonte: artistas, salões e exposições, publicado pela Editora ComArte, em 2012. Realizou curadorias de exposições, como O olhar do íntimo ao relacional, no Museu de Arte da Pampulha.

Professor do Departamento de Artes Plásticas e do Programa de Pós-graduação em Artes da UFMG, orienta pesquisas em temas relacionados à análise de obras artísticas pertencentes aos acervos mineiros. Atualmente, dirige o Centro Cultural UFMG.