Arte e Cultura

Sarau com escritores celebra aniversário de Belo Horizonte

Espaço do Conhecimento reunirá autores independentes da capital mineira, que completou 120 anos

Fachada do Espaço do Conhecimento
Fachada do Espaço do Conhecimento Divulgação

Celebrado no dia 12 de dezembro, o aniversário de Belo Horizonte também será lembrado no Espaço do Conhecimento da UFMG, que realizará nesta quinta-feira, 21, a partir das 19h30, sarau com a participação de  escritores independentes. Com o objetivo de dar visibilidade à produção cultural da cidade, a atividade cria um espaço de compartilhamento de histórias e experiências convidando escritores e leitores para declamarem textos.

Os organizadores do evento lembram que Minas Gerais é berço de muitos talentos da literatura. Adélia Prado e Henriqueta Lisboa mudaram a poesia do país. Carolina Maria de Jesus levou a escrita brasileira para o mundo com suas narrativas sobre a realidade das favelas. A belo-horizontina Conceição Evaristo ficou famosa ao tratar de discriminação racial, de gênero e de classe em suas obras, que hoje ganham projeção e a põem ao lado de nomes famosos de BH, como Pedro Nava, Fernando Sabino, Rubem Braga e Carlos Drummond.

Ruas, esquinas, bares e praças de Belo Horizonte inspiram a produção de composições, versos e narrativas que marcam a cidade e os seus artistas. O Espaço do Conhecimento reavivará esse universo na atividade.

Paula Andrade, uma das idealizadoras do sarau, conversou com o programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, nesta terça-feira, 19 de dezembro.

Ouça a conversa com Michelle Bruck

O sarau tem entrada gratuita, apenas é necessário retirar senha na recepção. O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700, Funcionários.

Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento UFMG