Seminário sobre ‘ecocrítica’ recebe José Miguel Wisnik e Michael Löwy

Organizado por grupo de estudos da Fale, evento virtual abrigará debates sobre as consequências da destruição da natureza e suas repercussões na literatura e nas artes

José Miguel Wisnik
José Miguel Wisnik é um dos palestrantes do seminárioFoto: Foca Lisboa | UFMG

Na quarta e na quinta-feira, dias 21 e 22 de setembro, o grupo de estudos sobre Natureza, Violência e Ecocrítica (Nave), da Faculdade de Letras (Fale), realizará seminário on-line que terá participação de grandes nomes do pensamento contemporâneo, como José Miguel Wisnik e Michael Löwy. O evento será transmitido pelo canal do Nave no YouTube.

O 1º Seminário Natureza, violência e ecocrítica vai abrigar debates sobre a sistemática destruição da natureza que tem sido levada a cabo pelos agentes políticos e econômicos do mundo e as consequências desses crimes ambientais para humanos e não humanos. Em razão da especificidade da unidade-sede do evento e de seus realizadores, os participantes vão discutir, em particular, o modo como os temas perpassam a literatura e as artes nos dias atuais.

A primeira atividade do seminário será a conferência de Michael Löwy, pensador do marxismo, às 9h do dia 21. Em seguida, a partir das 10h, estão previstas palestras de Silvia Beatriz Adoue, professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e de Maria Inês de Almeida, professora aposentada na UFMG e sogra do indigenista Bruno Pereira, assassinado recentemente na Amazônia. Fechando a programação do dia, falarão, às 14h, o escritor Evandro Nascimento, autor de O pensamento vegetal: a literatura e as plantas (Civilização Brasileira, 2021), e o tradutor e crítico literário Márcio Seligmann-Silva, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Na quinta-feira, a programação terá início às 10h, com palestra da professora da Faculdade de Educação (FaE) Ana Maria Gomes e da líder indígena Sueli Maxakali. Em seguida, às 14h, haverá palestra do professor e pesquisador Horacio Machado Aráoz, que tem forte atuação no combate à megamineração, e da professora de serviço social da Universidade Federal de Ouro Preto Kathiuça Bertollo, que também tem a mineração como um de seus principais campos de investigação.

A conferência de encerramento será às 16h30, a cargo do músico e ensaísta José Miguel Wisnik.