Saúde

Série da TV UFMG aborda agrotóxicos em diferentes perspectivas

Tema foi discutido sob os pontos de vista da economia, do meio ambiente e da saúde humana

Em 2019, a questão que envolve os agrotóxicos ficou ainda mais em evidência, devido à liberação de mais de 300 substâncias no Brasil neste ano. A série da TV UFMG aborda os agrotóxicos sob três diferentes perspectivas: sob o ponto de vista econômico, sob a visão do meio ambiente e por fim sob o olhar da saúde humana. De acordo com o governo, a maior velocidade na liberação de novos agrotóxicos se deve à desburocratização adotada a partir do ano de 2015. Essa liberação pode gerar problemas para a economia internacional brasileira? Para responder tal questionamento, no primeiro vídeo da série conversamos com a professora Patrícia Nasser, da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, e com Rodrigo Carvalho, superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do estado de Minas Gerais.

E o meio ambiente como é afetado pelo uso de agrotóxicos na agricultura? No segundo vídeo da série, respondemos quais são os malefícios dessas substâncias ao meio ambiente e alternativas ao uso das mesmas, conversando com a pesquisadora Luiza Melgaço, do AUÊ UFMG, e com os produtores agroecológicos Julio Bernardes e José Mateus Siqueira.

No último vídeo da série abordamos como essas substâncias acometem a saúde humana. Os agrotóxicos podem ser muito nocivos ao humano e dependendo da toxicidade, até meia gota pode levar o indivíduo à morte. Na reportagem, conversamos com o professor Marcus Polignano, do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG, e com a professora Eliane Novato, do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e coordenadora do Gestru/UFMG. Especialistas apontam até doze enfermidades causadas pelos agrotóxicos: cânceres, infertilidade, alergias, doenças cardíacas, malformação fetal, hipotireoidismo, depressão, Alzheimer, danos ao fígado, doenças renais, TDAH e espectro autista.

Ficha técnica: Equipe: Yves Vieira (produção e reportagem); Antônio Soares, Ângelo Araújo e Samuel do Vale (imagens); Kennedy Sena (edição); Ruleandson do Carmo (edição de conteúdo).