Institucional

Série de vídeos sobre os 90 anos da UFMG reúne histórias de gratidão e respeito à memória

“Se eu pudesse, ficaria 15 minutos abraçadinho com a UFMG e diria: obrigado". Essa declaração é de André Luiz Souza, ex-aluno de Letras da Universidade e hoje professor da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos. André, que foi criado no Aglomerado do Alto Vera Cruz, em Belo Horizonte, e contou com a ajuda de colegas da Fale para fazer intercâmbio no exterior, é um dos quatro personagens já retratados na série de vídeos 90 anos de histórias, produzida pela TV UFMG em razão das comemorações das nove décadas de fundação da Universidade.

Os outros vídeos que já foram ao ar reúnem depoimentos da professora Beatriz Coelho, que, em 1976, recebeu do então reitor Eduardo Osório Cisalpino a incumbência de restaurar 13 telas pertencentes à Escola de Música, trabalho que antecedeu a fundação do Cecor; do servidor técnico-administrativo José Domício Sobrinho, guardião do acervo fotográfico das obras físicas executadas pela UFMG nas últimas décadas; do jornalista aposentado Olavo Fróes, que teve sua vida transformada pelas atividades do projeto Educação Física para Terceira Idade, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Três novos episódios serão exibidos semanalmente, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, no site comemorativo dos 90 anos da UFMG e nas mídias sociais (Facebook e Youtube) da TV.

A nonagésima produção da série vai ao ar em 6 de setembro, véspera do aniversário da UFMG. Sugestões de entrevistados e abordagens podem ser enviadas pelo email tvufmg@ufmg.br.