Extensão

Simpósio da Enfermagem vai abordar obesidade e distúrbios metabólicos

Fisiologia do processo inflamatório, terapêutica nutricional e vantagens do exercício físico estão entre os temas da programação

Destinado especialmente a profissionais da saúde e educadores físicos, será realizado, no dia 4 de abril, o 1º Simpósio Obesidade e Distúrbios Metabólicos – embasamento molecular e prática clínica. Temas como a expansão do tecido adiposo, doenças associadas à obesidade e seu tratamento por meio de dietas e exercícios físicos serão abordados nas palestras, ministradas por especialistas de diversas instituições brasileiras.

Com inscrições a R$ 70, o evento ocorrerá no Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD 1), no campus Pampulha. A atividade é organizada no âmbito do projeto Nutrição Consciência, do grupo de pesquisa Imunometabolismo (IME), coordenado pela professora Adaliene Matos, da Escola de Enfermagem.

Além de Adaliene Matos, o simpósio terá conferências dos professores Mauro Martins Teixeira, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), e Danusa Dias Soares, do Departamento de Educação Física, e a exposição de Marcio Souza, doutorando em Saúde do Adulto, na Faculdade de Medicina.

Mais informações, incluindo a programação, podem ser encontradas no site do projeto Nutrição Consciência.

Perigo crescente
Adaliene Matos explica que, apesar das políticas públicas e outras iniciativas de promoção da alimentação saudável e da prática de atividade física, a prevalência do excesso de peso e da obesidade permanece elevada em muitos países. “Estima-se que existam, no mundo, mais de 1,9 bilhão de indivíduos com sobrepeso, sendo 600 milhões obesos”, informa.

Apoiada em dados de 2016 da Agência Nacional de Saúde, Adaliene informa que 52,2% da população brasileira está acima do peso ideal. Os obesos, de acordo com a pesquisa, chegam a 16,8% dos adultos no país. “Esses índices vêm crescendo: dados de 2009 apontavam, respectivamente, 49% e 14,8%”, compara a professora.

O IME realiza reuniões quinzenais com alunos de mestrado, doutorado, pós-doutorado e iniciação científica, além de bolsistas de extensão e, eventualmente, ex-alunos e demais interessados.

O projeto Nutrição e Consciência oferece, desde 2015, cursos e planos de dietas para a comunidade. A cada dois meses, o projeto promove palestras na Escola de Enfermagem abertas ao público. A equipe do projeto mantém dois ambulatórios de atendimento ao público, que atendem pacientes obesos e que sofrem de migrânea – um tipo de enxaqueca.

Por meio de parceria com a Capes e com o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub), o IME envia, a cada ano, dois estudantes para desenvolver pesquisas na Universidade Pierre e Marie Curie, de Paris.

Matheus Espíndola