Mostra Sua UFMG

'Sua UFMG' oferece orientações sobre organização do tempo e intercâmbio

Estudantes veteranos e dirigentes falam nesta quarta sobre exigências impostas pelo ensino remoto e oportunidades fora do país

Organização do tempo é exigência fundamental em tempos de ensino remoto
Organização do tempo é exigência fundamental em tempos de ensino remoto Lucas Braga | UFMG

O distanciamento social, imposto como medida preventiva à disseminação do novo coronavírus, levou a UFMG a adotar o ensino remoto emergencial como solução temporária para manter as atividades acadêmicas. Esse novo formato, porém, exige muita disciplina de professores e estudantes quanto à organização do tempo.

Para orientar os estudantes sobre como melhor aproveitar esse tempo de vida acadêmica, tanto no ensino remoto como no presencial, a Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ), vinculada à Pró-reitoria de Graduação, coordena a roda de conversa desta quarta-feira, 3, a partir das 9h30.

Os estudantes Danielly Gonçalves, Diêgo D’souza, Isabella Santos e Vitória Queiroz vão trocar suas experiências e relatos sobre o dia a dia da vida universitária. Os visitantes podem enviar perguntas pelo chat do canal da UFMG no YouTube.

Você e a UFMG no mundo
Os programas de mobilidade e as oportunidades proporcionadas pela UFMG para uma experiência internacional serão tema da conversa agendada para as 14h desta quarta-feira, também com transmissão no YouTube.

O diretor adjunto de Relações Internacionais, Dawisson Lopes, que participará da conversa, destaca a importância dessa possibilidade como diferencial na carreira dos estudantes. Ele vai apresentar os programas de mobilidade da UFMG, que é parceira de mais de 460 instituições em 60 países de todos os continentes.

A Universidade oferece iniciativas de apoio aos estudantes, como programas de proficiência linguística, que incluem cursos de língua estrangeira e português como língua adicional para alunos estrangeiros, e testes de proficiência. Em 2020, 3.637 estudantes foram beneficiados com os cursos.

Diretoria de Relações Internacionais (DRI) promove também cursos de férias e disciplinas regulares, ofertadas em língua estrangeira (13 na graduação, 48 na pós-graduação e 19 na formação transversal).

A Formação Transversal em Estudos Internacionais, lançada no segundo semestre de 2019, reúne disciplinas optativas no âmbito da graduação, com enforque internacional ou comparado, ministradas integralmente em língua inglesa ou espanhola.

Na tarde desta quarta, estudantes brasileiros e internacionais também participarão da conversa, com relatos de suas experiências de intercâmbio e dicas de como se preparar para os processos seletivos da UFMG.

A Revista Diversa, disponível na página da Mostra, reúne outras informações sobre programas de intercâmbio e mobilidade.

Teresa Sanches