Pesquisa e Inovação

Tarcísio D’Almeida, da EBA, coedita dossiê sobre a moda e suas interfaces em revista acadêmica

Limiar: Revista de Filosofia, da Unifesp, reúne 17 artigos e cinco depoimentos; Tarcísio e mais quatro pesquisadores da UFMG assinam trabalhos

Artigos e depoimentos reunidos no dossiê exploram relações da moda com diversos campos do saber Imagem: Divulgação

O professor Tarcísio D’Almeida, do curso de Design de Moda da Escola de Belas Artes da UFMG, é um dos editores do dossiê especial sobre moda da Limiar: Revista de Filosofia EFLCH/Unifesp. Sob o título Moda e pensamento: Interfaces, a edição (volume 9, nº 18) reúne reflexões de autores das mais diversas áreas do conhecimento – como a semiótica, as artes e a história, no Brasil, nos Estados Unidos e na Argentina.

Tarcísio divide o trabalho de coordenação do dossiê com a professora Lilian Santiago, do Curso de Filosofia da EFLCH/Unifesp, e passa a assinar a direção de arte e o projeto gráfico da revista.

“A proposta de costurar pensamento e moda acabou mobilizando variadas reflexões alinhavadas a diferentes áreas e campos do saber, ampliando as pesquisas que a moda entrança. Tirando do fio, as origens dos pensamentos acerca da moda podem ser encontradas na filosofia e na literatura, conforme a bibliografia consolidada”, escrevem os editores especiais.

Em 356 páginas, o volume contém 17 artigos, mais o editorial e cinco ensaios-depoimentos. Traz em suas páginas visões diversas das relações estabelecidas pela moda com outros campos do pensamento.

Tarcísio é também autor de um dos artigos. Em Moda e seu passado pela filosofia, ele propõe uma compreensão de uma teoria da moda com base em obras de pensadores da filosofia e, de alguma forma, também de escritores literários. Segundo ele, o pensamento sobre a moda nasce na filosofia e na literatura, E, antes de tentar compreender a moda nas perspectivas do presente e do futuro, escreve o autor,  "é preciso reconhecer no passado a relevância de que se constitui a moda, com expressivas (de)marcações, reflexões", inclusive ressignificando o passado.

De acordo com Tarcísio D'Almeida, a evolução do pensamento, essencialmente o de caráter filosófico, sobre moda, "nos lembra que esta, por transitar entre a verve artística e a destinação mercadológica de consumo simbólico e econômico, carrega duas potências de valores em sua essência, que tece uma tênue linha divisória entre o dialogar com a arte e o dialogar com o mercado".

Da UFMG, participam ainda da edição especial da Limiar as professoras Ângela Cristina Salgueiro Marques, da Fafich, e Juliana Barbosa, da Escola de Belas Artes, e os doutorandos em Comunicação Social Caio Santos e Marcela Lins Barbosa.

Leia o dossiê.

Com assessorias de Imprensa da Unifesp e da UFMG