Pesquisa e Inovação

Tese do DCP sobre novas lideranças digitais é reconhecida por entidade nacional

Joscimar Souza Silva ficou em primeiro lugar em premiação da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política

Joscimar Silva:
Joscimar Silva: contexto de rejeição às instituições e à democracia representativaFoto: Acervo pessoal

O cientista político Joscimar Souza Silva, doutor pela UFMG, venceu o Prêmio Compolítica – Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política de melhor tese no biênio 2021–2022. Com o título Surfando na crise de representação e nos valores: lideranças políticas emergentes e mídias sociais digitais na América Latina, o trabalho foi defendido em 2021.

Joscimar estudou o surgimento de lideranças políticas digitais no atual contexto marcado por protestos antissistema, queda de confiança nos partidos, rejeição às instituições e aos procedimentos da democracia representativa. A tese relaciona os elementos da crise de representação e os valores de cultura política com a emergência conjuntural desse novo perfil de liderança, altamente conectada às mídias digitais e independentes de instituições intermediárias. O pesquisador foi orientado pela professora Helcimara Telles.

Continuidade
O primeiro lugar valeu também um financiamento da Associação Brasileira de Ciência Política para a continuidade da pesquisa. Joscimar vai abordar mais países da América Latina – na tese ele trata de Brasil, México e Peru – e maior número de casos. Os resultados serão publicados em breve em congressos e revistas científicas. Um dos recortes dos resultados da tese valeu o prêmio de melhor artigo no 13⁰ Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), o que se traduziu em  mais recursos para pesquisa.

Oriundo de região rural, Joscimar Silva foi o primeiro de sua família a ingressar em uma universidade pública. Graduou-se em Ciências Sociais na Universidade Federal de Goiás  e fez mestrado em Ciência Política na Universidade Federal de São Carlos. Trabalhou como professor e, em 2017, deixou o emprego para cursar o doutorado na UFMG.

Há menos de dois meses, assumiu, por concurso, o cargo de professor de Ciência Política da Universidade de Brasília. Ele continua desenvolvendo pesquisas no âmbito do Grupo Opinião Pública, da UFMG, e é coordenador adjunto no Grupo Laticom – Comunicación Politica y Comportamiento Electoral en América Latina, vinculado à Associação Latino-americana de Ciência Política. Integra a diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel).

A tese de Joscimar Silva foi tema de episódio do programa Aqui tem ciência, da Rádio UFMG Educativa.