Notícias Externas

Pesquisadora fala de texto inédito de Machado de Assis, encontrado durante pesquisa de mestrado

Em entrevista ao programa Universo Literário, a doutoranda em História pela UFSC Cristiane Garcia Teixeira falou do texto, que é um perfil de Dom Pedro II

Machado de Assis.
Machado de Assis. Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Um texto inédito escrito por Machado de Assis foi encontrado pela pesquisadora e doutoranda em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Cristiane Garcia Teixeira. A descoberta foi feita durante pesquisa de mestrado que resultou na dissertação Um projeto de revista n'O Espelho: literatura, modas, indústria e artes. O texto é um perfil de Dom Pedro II, publicado por Machado de Assis na revista O Espelho. 

O perfil não tem assinatura, mas características linguísticas e a relação do escritor com a revista evidenciam a autoria do texto. No artigo M'achado biógrafo: Da Investigação De Uma Revista A Um Texto Inédito, a pesquisadora detalhou o processo de descoberta e da pesquisa.

No programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, desta sexta-feira, 23, a pesquisadora Cristiane Garcia Teixeira falou mais sobre a pesquisa e a descoberta.

Ouça a conversa com Michelle Bruck

Produção: Rodolfo Morais, sob orientação de Luiza Glória

Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Hugo Rafael