Notícias Externas

Universo Literário comenta texto inédito do escritor argentino Jorge Luis Borges

Carta foi divulgado pela viúva do escritor, María Kodama

Jorge Luis Borges e María Kodama.
Jorge Luis Borges e María Kodama. Foto: Reprodução

O escritor, poeta e ensaísta argentino Jorge Luis Borges é um dos principais nomes da literatura argentina e mundial, autor de obras como Ficções e O Aleph. Seus trabalhos trouxeram notáveis contribuições para a literatura fantástica. 
Em novembro deste ano, a viúva de Borges, María Kodama, divulgou um texto inédito do autor. O artigo é uma carta ditada por Borges, narrando que, antes do nascimento do escritor, seu avô Francisco Borges ordenou o fuzilamento de Silvano Acosta, um desertor do exército. Além de ficar fascinado com a sonoridade do nome do homem morto por ordens de seu avô, Jorge Luis Borges também se sentiu em débito com ele. Para o escritor, eles estavam conectados, mesmo sem se conhecerem. 
O documento que expôs toda essa história para Jorge Luis Borges chegou às mãos do autor por meio do editor, escritor e historiador brasileiro Pedro Corrêa do Lago, que foi quem encontrou o registro. 


Para saber mais sobre o escritor argentino Jorge Luis Borges e sobre o seu texto inédito, o programa Universo Literário recebeu em entrevista o editor, escritor e historiador Pedro Corrêa do Lago. 

Ouça a conversa com Michelle Bruck

Produção: Marden Ferreira e Rodolfo Morais, sob orientação de Luiza Glória e Hlugo Rafael

Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Luiza Glória