Arte e Cultura

Em entrevista à TV UFMG, autor infantojuvenil discute papel antirracista da leitura

Júlio Emílio Braz, que já escreveu cerca de 100 livros, inspira-se em temas sociais para compor sua obra

O autor de literatura infantil e juvenil contemporânea Júlio Braz foi um dos convidados do programa Literafro, realizado em parceria com a TV UFMG, em 2019. Nos bastidores das gravações, o escritor conversou com os  jornalistas da TV sobre as contribuições da leitura e da educação no combate ao racismo e aos preconceitos. Uma síntese do bate-papo está registrada no vídeo a seguir.

O programa completo com a participação de Júlio Emílio Braz está disponível na página oficial do Literafro – portal da literatura afro-brasileira.

Escritor 'por acaso'
Júlio  Emílio Braz nasceu em abril de 1959, em Manhumirim, no Leste de Minas Gerais. Aos cinco anos, mudou-se para o Rio de Janeiro. Aprendeu a ler sozinho, aos seis anos de idade, por meio de  revistas de terror a que tinha acesso.  A carreira de escritor iniciou-se  “por acaso” quando perdeu o emprego, e um amigo o aconselhou a procurar uma editora e oferecer-lhe as histórias produzidas. Grande parte de sua obra versa sobre a miséria das ruas, a sexualidade, o preconceito racial, a violência e outros temas correlatos. 


Equipe: Soraya Fideles (produção e reportagem), Samuel do Vale e Lucas Tunes (imagens), Otávio Zonatto (edição de imagens) e Flávia Moraes (edição de conteúdo)