Ensino

UFMG abre chamadas para alcançar estudantes não contemplados pela política de inclusão digital

Elas são destinadas à compra de serviços de internet e a empréstimo de notebooks

Com as duas novas chamadas, a UFMG pretende alcançar estudantes não contemplados nos processos anteriores
Com as chamadas, a UFMG pretende alcançar estudantes não contemplados nos processos anteriores Lucas Braga / UFMG

Estudantes que não se inscreveram ou não foram contemplados em chamadas anteriores (01 a 06) da política de inclusão digital da UFMG terão nova oportunidade de pleitear os auxílios por meio das chamadas 07 e 08. Abertas nesta quinta-feira, dia 30, as inscrições devem ser feitas por estudantes regularmente matriculados e frequentes em cursos de graduação presenciais da UFMG para a realização de atividades acadêmicas de ensino remoto emergencial (ERE) durante a pandemia de covid-19.

A chamada 07 prevê a oferta de apoio financeiro mensal para a contratação de serviços de internet, softwares e outros durante os meses letivos do novo calendário estabelecido pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Os auxílios concedidos serão de R$ 100 (nível I da classificação socioeconômica da Fundação Universitária Mendes Pimentel), R$ 80 (nível II) e R$ 70 (nível III).

A chamada 08 prevê o empréstimo a estudantes de notebook com a seguinte configuração mínima: memória RAM de 4 Gb ou superior, HD com 500 Gb ou SSD 120 GB, tela de 14 polegadas ou mais, processador com 1.6 GHz expansível ou superior.

As inscrições para as duas chamadas serão encerradas no dia 9 de agosto. Mais informações estão disponíveis na página da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).

Chamadas anteriores
Mais de quatro mil estudantes de graduação já foram beneficiados com auxílios para compra de computadores, empréstimo de notebooks, acesso à internet e equipamentos de tecnologia assistiva – neste caso, para estudantes com deficiência.

Outras chamadas foram abertas para contemplar estudantes indígenas e quilombolas, do Colégio Técnico (Coltec) e do Centro Pedagógico (CP).

As chamadas foram lançadas pela UFMG para possibilitar que estudantes com dificuldades de acesso digital possam acompanhar as atividades do ensino remoto emergencial adotado em meio à pandemia de covid-19.