Institucional

UFMG mantém expediente nesta sexta-feira e anuncia medidas preventivas contra efeitos das chuvas

Último quarteirão da principal avenida do campus Pampulha será fechado para estacionamento; córrego e bacia de contenção são monitorados

Vista do trecho da Avenida Mendes Pimentel que será interditado para estacionamento
Vista do trecho da Avenida Mendes Pimentel que está sendo interditado para estacionamento Foca Lisboa / UFMG

O último quarteirão da Avenida Mendes Pimentel (nas imediações da Reitoria e da Praça de Serviços) ficará fechado nesta sexta-feira, dia 24, para estacionamento de veículos. Trata-se de uma medida preventiva contra eventuais problemas provocados pelas chuvas que caem sobre Belo Horizonte nas últimas horas. Essa área do campus Pampulha é uma das mais suscetíveis a alagamentos na região.

“O fechamento está ocorrendo de forma gradativa. Assim que um carro sai, a vaga que ele deixa é interditada, de modo que até amanhã todo o quarteirão estará fechado”, explica a pró-reitora adjunta de Administração, Eliane Ferreira. Ela adianta que o tráfego de veículos na avenida não será interrompido, mas recomenda que, por precaução, os motoristas evitem circular naquele trecho.

Eliane Ferreira informa ainda que a equipe da Pró-reitoria está monitorando a bacia de contenção de cheias construída em terreno da UFMG nas imediações do Anel Rodoviário e o trecho do córrego Engenho Nogueira que corre a céu aberto nas proximidades do Coltec. “Ambos estão em níveis elevados, mas bem longe ainda de transbordarem”, afirma Eliane.

O expediente na UFMG está mantido nesta sexta-feira. Eventuais problemas relacionados às chuvas poderão ser comunicados pelo telefone 3409-4383.

Alerta
De acordo com a Defesa Civil de Belo Horizonte, há uma estimativa de precipitação pluviométrica de 100 a 120 milímetros até as 8h desta sexta-feira, dia 24. Esse volume pode chegar a 250 milímetros nas próximas 72 horas. No último domingo, dia 19, o município de Contagem chegou a registrar 100 milímetros de chuvas em apenas 40 minutos.

Esse cenário levou 15 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte a se unirem para tentar minimizar os efeitos das possíveis tempestades. Uma força-tarefa com essa finalidade reúne Defesa Civil Estadual e municipais, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).