UFMG é homenageada pela Funai por defesa dos povos indígenas e das políticas indigenistas
Cerimônia celebrou 57 anos de existência da Fundação, que distinguiu também ONGs, embaixadas, ministérios e pessoas físicas
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) homenageou a UFMG pela defesa dos povos indígenas e das políticas indigenistas. A homenagem foi feita durante cerimônia em Brasília, na última sexta-feira, 13, em que foram celebrados os 57 anos da Funai.
Além da UFMG, receberam a distinção outras 56 pessoas físicas, instituições, Organizações Não Governamentais (ONGs) indigenistas, embaixadas e ministérios. A Universidade Federal de Roraima (UFRR) foi a outra universidade contemplada.
A presidente da Fundação, Joenia Wapichana, justificou a homenagem a seus parceiros institucionais. Segundo ela, sem essa colaboração, "não seria possível resgatar a atuação da Funai depois de tantos anos de sucateamento e desvalorização”. A UFMG foi representada no evento pela pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis, Shirley Aparecida de Miranda.
A reitora Sandra Goulart Almeida disse que recebeu com muita alegria o reconhecimento da Funai. “A UFMG desenvolve uma série de ações direcionadas a estudantes indígenas. Além de garantir a reserva de vagas, propiciamos bolsas de permanência, assistência estudantil, inclusão digital, aprofundamento de habilidades e competências acadêmicas. Temos também uma série de iniciativas de valorização da cultura e dos saberes indígenas, de diálogo com lideranças e titulação de doutores por notório saber”, enumerou a reitora.
Sandra destacou ainda que a Funai “observa na UFMG a honradez que a Universidade também percebe na Fundação, que tem grande compromisso com os povos indígenas e grande capacidade de diálogo e de cooperação”. Ela concluiu assegurando que a Funai poderá contar sempre com a UFMG “para a materialização das ações de reparação histórica que precisam ser feitas”.
A cerimônia teve a presença das ministras dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e do ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil. Os ministérios também foram homenageados.