Institucional

UFMG e Prefeitura de Contagem firmam parceria para formação de servidores da educação

Recursos somam R$ 2 milhões; outros acordos serão formalizados em breve nas áreas de saúde e cultura

Reitora Sandra Goulart (em primeiro plano) e a pró-reitora de Extensão, Cláudia Mayorga:
Reitora Sandra Goulart (em primeiro plano) e a pró-reitora de Extensão, Cláudia Mayorga: compromisso com a educação básica, saúde e culturaPrefeitura de Contagem

A UFMG e a Prefeitura de Contagem assinaram, nesta quarta-feira, dia 16, convênio que prevê apoio à formação de servidores da área de educação e conselheiros regionais. A cerimônia, realizada na sede da administração municipal, reuniu a prefeita Marília Campos, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, a pró-reitora de Extensão, Claudia Mayorga, a secretária de Educação, Telma Fernanda Ribeiro, e outros secretários municipais.

Sandra Goulart ressaltou a presença da Universidade em parcerias por todo o estado e a interlocução com o Poder Público. “É uma satisfação contribuir em áreas que nos são muito caras. Temos um compromisso com a educação básica, com a saúde e a cultura. Essa parceria reforça nosso objetivo de colaborar com as políticas públicas e com a sociedade”, celebrou.

A prefeita Marília Campos destacou a formalização da parceria com a UFMG para qualificar os servidores do município e melhorar os serviços e o atendimento à população. “Esse convênio possibilita que a UFMG, por meio da Faculdade de Educação, faça a formação de nossos educadores e educadoras”, disse.

Impacto
O convênio entre UFMG e Secretaria de Educação será efetivado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), com interveniência financeira da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e operacionalização da FaE, com vistas à execução do Programa de Aperfeiçoamento Docente (PAD Contagem), iniciativa que se destina à formação continuada de professores da rede de ensino do município.

O convênio prevê investimento de R$ 2 milhões, com recursos da Secretaria de Educação, que beneficiarão 1.680 trabalhadores – 840 da educação Infantil, 640 do ensino fundamental e 200 da educação de jovens e adultos.

“Trata-se de um importante convênio firmado com uma das maiores universidades do Brasil. Temos certeza de que impactará a qualificação dos nossos professores e professoras e, consequentemente, a qualidade do ensino de nossos estudantes, na perspectiva da formação integral e integrada que defendemos”, analisou a secretária de Educação de Contagem, Telma Fernanda Ribeiro.

Saúde e cultura
Prefeitura de Contagem e UFMG firmarão em breve um acordo na área de saúde para auxiliar os gestores na tomada de decisões sobre a pandemia de covid-19. “Buscamos essa parceria para sanar diversas demandas relacionadas à geração de dados e informações. O know how que a UFMG detém na área de pesquisa clínica vai contribuir para nos dar mais clareza em relação a áreas como estratégia de saúde da família, impacto da covid-19, sequência dos efeitos da pandemia e as ações que teremos pela frente para minimizá-los”, afirmou o secretário de Saúde do município, Fabrício Simões.

A área de cultura também vai trabalhar em parceria com a UFMG, na esteira da integração que já existe com o setor educacional do município. “A cultura mantém uma grande parceria com a educação, e esse acordo com a UFMG vai reforçar esse laço. Trata-se de um programa muito importante para socializar e democratizar a cultura por meio dos espaços de educação, da sensibilização dos professores e da presença dos estudantes. A universidade trará diretrizes pedagógicas e organicidade para um projeto que pretende articular essas duas forças, a educação e cultura, para beneficiar as próximas gerações”, ressaltou a secretária de Cultura, Monique Pacheco.

Democracia participativa

Uma parceria já em curso entre a UFMG e a Prefeitura de Contagem é o Projeto Democracia Participativa, coordenado pelo professor Leonardo Avritzer, do Departamento de Ciência Política da Fafich. A iniciativa visa à formação de conselheiros municipais. “Queremos qualificar as intervenções nos territórios e a entrega dos serviços da Prefeitura, fortalecendo a participação popular e as administrações regionais”, destacou o secretário de Governo, Pedro Amaral.

O curso reúne 500 conselheiros regionais (eleitos nos territórios), é ministrado a distância e vai durar um ano. A formação também contempla a realização de encontros presenciais nos territórios e disponibiliza podcasts com aulas comentadas dos professores.

Fernando Dutra | Prefeitura de Contagem