Pesquisa e Inovação

UFMG e universidade sueca formalizam parceria

A UFMG e a Universidade de Linköping, na Suécia, firmaram na tarde de hoje, 19 de maio, um acordo geral de intercâmbio e cooperação. A parceria foi formalizada pelo reitor Jaime Ramírez e pela reitora da instituição sueca, Helen Dannetun, acompanhada de 11 dirigentes – pesquisadores da própria universidade e de outros três centros de ensino e pesquisa do país: a Uppsala University, o KTH Royal Institute of Technology e a Chalmers Tekniska Högskola.

Helen Dannetun e Jaime Ramírez: ponto de partida para cooperação em vários níveis
Helen Dannetun e Jaime Ramírez: ponto de partida para cooperação em vários níveis Foca Lisboa / UFMG

“Esperamos que esse acordo possa ser um ponto de partida para intercâmbio e cooperação nas áreas de graduação, pós-graduação e pesquisas”, disse Dannetun, após a assinatura do acordo.

Para o professor Lars Holberf, diretor de Relações de Internacionais, a UFMG é uma universidade muito qualificada, o que justifica o interesse da instituição sueca. “Somos uma universidade predominantemente baseada em Engenharia. A área de negócios industriais é um dos eixos de nossa atuação”, informou Holferf, ao descrever o perfil de Linköping.

De acordo com o diretor de Relações Internacionais da UFMG, Fábio Alves, a plataforma dessa cooperação será o INCT Smart Industry, recentemente aprovado pelo CNPq e coordenado pelo professor Antonio Braga, da Escola de Engenharia. Seu foco de investigação é a chamada indústria inteligente, que trabalha na perspectiva de integração da manufatura com as tecnologias de informação e comunicação, conectando pessoas, máquinas e processos. O assunto foi discutido em workshop na manhã de hoje e contou, inclusive, com a participação de parte da delegação de pesquisadores da Suécia, país-referência nessa área.

Outro grupo de especialistas suecos – formado pelos pesquisadores Anders Ynnerman, Anders Persson e Igor Abrikosov – participaram, também no dia de hoje, do seminário The Big Data frontier in natural sciences.

Após a reunião na Reitoria, os dirigentes suecos visitaram as instalações do Centro de Microscopia da UFMG e do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-tec).

A delegação sueca chegou ao país no início desta semana. Em Brasília, o grupo participou, na terça e quarta-feira, do Seminário de Excelência Brasil-Suécia, organizado pela Capes. Desenvolvimento sustentável, automação, novos materiais, educação e cooperação na área de ensino superior foram alguns dos temas em discussão.

O reitor Jaime Ramírez (sétimo da direita para a esquerda) e o diretor Fábio Alves (primeiro à direita) receberam a delegação sueca
O reitor Jaime Ramírez (sétimo da direita para a esquerda) e o diretor Fábio Alves (primeiro à direita) receberam a delegação sueca Foca Lisboa / UFMG

UFMG e Suécia

Linköping é a terceira universidade sueca com a qual a UFMG estabelece relações acadêmicas formais. As outras são o KTH Royal Institute of Technology, por meio de convênio em vigor até o início de 2017 na área de engenharia, e a Chalmers Tekniska Högskola, por intermédio de acordo geral com a Faculdade de Farmácia, válido até setembro de 2019.

Na área de mobilidade estudantil, 20 alunos da UFMG estudaram em instituições suecas, no ano passado, sob a chancela do Programa Ciência sem Fronteiras; em 2014, foram 13 estudantes. Pelo Minas Mundi, quatro alunos fizeram intercâmbio na Suécia no biênio 2014-2015. A UFMG, por sua vez, recebeu quatro acadêmicos daquele país no período de 2012 a 2015.