UFMG firma convênio de mobilidade com universidade peruana

Acordo viabilizará intercâmbio de graduandos, pós-graduandos, docentes e pesquisadores

vfd
O vice-presidente acadêmico da UNTRM, Miguel Barrena, o professor do ICB Carlos Chávez, o reitor da UNTRM, Policarpio Chauca, a reitora Sandra Goulart e o diretor adjunto de Relações Internacionais da UFMG, Dawisson Lopes, e o diretor de Cooperação e Relações Internacionais da UNTRM, Carlos Tuesta
Foca Lisboa / UFMG

Na tarde desta quinta-feira (29), a reitora Sandra Regina Goulart Almeida recebeu, em seu gabinete, representantes da Universidad Nacional Toribio Rodríguez de Mendoza de Amazonas (UNTRM), sediada na cidade de Chachapoyas, no norte do Peru. Durante a reunião, foi formalizado convênio de intercâmbio entre a UFMG e a instituição peruana, com o objetivo de promover a mobilidade discente de caráter amplo, nos níveis de graduação e pós-graduação, e o intercâmbio de docentes e pesquisadores.

“Somos instituições públicas, com importante inserção regional. O acordo vai gerar contribuição e aprendizado para as duas partes”, comentou Sandra Goulart. A reitora informou que, a princípio, a universidade peruana tem interesse nas pesquisas que a UFMG empreende nas áreas de bioquímica e piscicultura. “Nossa expectativa é de que o convênio, que começa com caráter geral, seja desdobrado em diversas áreas e gere publicações e eventos conjuntos”, observou.

Sandra Goulart destacou que considera imprescindível a troca acadêmica e cultural entre universidades de diferentes países. “Quanto mais proporcionarmos ao estudante a oportunidade de conviver com outras culturas, mais bem equipado ele estará para se inserir na sociedade global. A cooperação é muito bem-vinda, e a UFMG é multicultural por excelência", afirmou a reitora.

fvsd
Policarpio Chauca: trabalhos conjuntosFoca Lisboa / UFMG

Soluções para a população
O reitor da UNTRM, professor Policarpio Chauca Valqui, enfatizou que a instituição que dirige planeja formar parcerias científicas destinadas à busca de soluções para doenças tropicais e outras alternativas para melhorar a vida da população.
“Nossa universidade está situada em uma das mais pobres regiões do Peru, onde há prevalência de muitas doenças tropicais. A UFMG é muito forte nas pesquisas nessa área e podemos nos beneficiar do intercâmbio de pesquisadores e da realização de trabalhos conjuntos para combater problemas de saúde. Também almejamos aprimorar atividades locais como agricultura e pesca”, disse.

Pela UFMG, também participaram da reunião o diretor adjunto de Relações Internacionais, Dawisson Lopes, e o professor peruano Carlos Delfin Chávez Olórtegui, do Departamento de Bioquímica e Imunologia do ICB.

Professor do ICB, Carlos Chávez é nascido na mesma cidade peruana onde está sediada a UNTR
Olórtegui nasceu na cidade que sedia a UNTRMFoca Lisboa / UFMG

Natural de Chachapoyas, Carlos Chávez anunciou que a oferta de kits de diagnóstico para a leishmaniose humana deverá ser a primeira ação desenvolvida na cidade peruana pelos pesquisadores do ICB. Segundo ele, a doença acomete grande parcela da população local. “Atualmente, os diagnósticos precisam ser feitos em Lima e podem levar até cinco meses para ficarem prontos”, detalhou o professor, que também pretende dedicar esforços ao combate dos acidentes causados por serpentes e animais peçonhentos na região.

Fundada no ano 2000, a UNTRM tem cursos de graduação e pós-graduação distribuídos nas áreas de Ciências da Saúde; Ciências Econômicas e Administrativas; Ciências Sociais e Humanas; Engenharia Civil e Ambiental; Engenharia de Sistemas e Mecânica Elétrica; Engenharia e Ciências Agrárias; Engenharia Zootécnica; Agronegócios e Biotecnologia.

Matheus Espíndola