Edição 2020 da UFMG Jovem é suspensa por tempo indeterminado

Evento estava agendado para setembro; medida foi tomada em razão do impacto da pandemia sobre as atividades das instituições de ensino

Estudantes da educação básica em apresentação no CAD 1, campus Pampulha, durante a UFMG Jovem de 2019
Estudantes da educação básica em apresentação no CAD 1, durante a UFMG Jovem de 2019

As inscrições para a 21ª edição da UFMG Jovem e a realização do evento em 2020 foram suspensas por tempo indeterminado. A medida foi tomada em decorrência do atual estado de calamidade pública provocado pela pandemia do novo coronavírus.

O prazo de inscrições de trabalhos pelas escolas participantes começaria no próximo dia 15, e o evento estava agendado para 24 e 25 de setembro, no campus Pampulha. O cronograma de atividades da feira será retomado assim que a situação voltar à normalidade.

Em carta aberta dirigida à comunidade educacional de Minas Gerais, a organização da UFMG Jovem atribui a suspensão do evento às medidas de distanciamento social adotadas com "o intuito de proteger vidas e a saúde do corpo docente, discente e dos técnicos".

Intercâmbio de ideias
O objetivo da tradicional feira científica da UFMG é abrir espaços de encontro e troca de ideias entre a Universidade e a educação básica e profissional e entre professores e estudantes de escolas de todo o estado de Minas Gerais. O evento reúne anualmente alunos e professores de escolas da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio, incluídas as modalidades da educação profissional e educação de jovens e adultos.

A UFMG Jovem é promovida pela Diretoria de Divulgação Científica (DDC), vinculada à Pró-reitoria de Extensão.