UFMG lança edital para contratar professores visitantes vinculados a instituições estrangeiras
Docentes selecionados vão atuar em programas de pós-graduação
Estão abertas, até 4 de janeiro de 2025, as inscrições para o processo seletivo do programa Professor Visitante 2024, que visa à seleção de 30 docentes para atuar nos programas de pós-graduação stricto sensu da UFMG. A iniciativa integra a política de desenvolvimento acadêmico da Universidade e contribui para ampliar seu processo de internacionalização.
Para se inscrever, o professor deve fazer parte do quadro permanente ou possuir contrato probatório vigente com instituições de ensino estrangeiras, além de deter o título de doutor há pelo menos 10 anos e demonstrar produção científica relevante.
As inscrições devem ser feitas pela internet, com o envio da documentação ao colegiado do respectivo programa de pós-graduação escolhido pelo candidato, e constará de avaliação do plano de trabalho e do currículo do professor.
Serão valorizadas propostas de pesquisadores internacionais vinculados a instituições estrangeiras com classificações nos rankings Times Higher Education, QS World University Rankings ou Academic Ranking of World Universities equivalentes ou superiores à da UFMG.
Início das atividades
Os selecionados iniciarão os trabalhos na UFMG até seis meses depois da divulgação do resultado final da seleção. Professores visitantes brasileiros exercerão as atividades pelo prazo máximo de um ano, enquanto estrangeiros poderão executar seus planos de trabalho por até dois anos. Os prazos poderão ser prorrogados, e os professores visitantes receberão remuneração de R$ 22.377,72.
Todas as informações relativas ao processo seletivo, como edital (incluindo uma versão em inglês), anexos, regimento e resoluções da UFMG, podem ser encontradas na página da Pró-reitoria de Pós-graduação, responsável pela gestão do programa.