UFMG levará oito projetos de pesquisa a mostra de inovação da Fapemig

Edição de 2015 da mostra foi realizada no Palácio das Artes
Edição de 2015 da mostra foi realizada no Palácio das Artes Fapemig / divulgação

Oito projetos de pesquisa desenvolvidos na UFMG estão entre os 40 que vão compor a edição deste ano da Mostra Inova Minas Fapemig, que ocorrerá de 5 a 7 de agosto, no Circuito Liberdade, em Belo Horizonte.

O objetivo da exposição é conferir visibilidade ao trabalho realizado por universidades, centros de pesquisa e empresas mineiras em prol do desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação.

Os projetos foram escolhidos entre as 220 propostas apresentadas em forma de pitches (vídeos curtos) de projetos desenvolvidos por instituições de todo o estado. Os trabalhos foram submetidos a uma avaliação que se pautou por critérios como a relevância dos resultados da pesquisa, a aplicação desses resultados e a capacidade do pesquisador de explicar o projeto para o público leigo. Veja a lista completa.

A Mostra Inova Minas Fapemig ocorrerá simultaneamente em cinco espaços que integram o Circuito Liberdade: Alameda da Educação, Memorial Minas Vale, Espaço do Conhecimento UFMG, Casa Fiat de Cultura e MM Gerdau. Este último abrigará a apresentação dos projetos selecionados.

Cachaça e café filosófico
As pesquisas desenvolvidas na UFMG que serão apresentadas durante a mostra abordam desde o desenvolvimento de equipamentos para padronizar a produção da cachaça artesanal até a detecção precoce da doença renal crônica em idosos.
Duas outras atrações da Universidade serão levados à mostra: o Museu Itinerante Ponto UFMG e uma edição especial do barômetro, projeto inspirado nos cafés científicos filosóficos parisienses.

Confira os projetos da UFMG
Ciência e Are para inclusão social – Débora D´Ávila Reis (coordenadora)

Desenvolvimento de aglomerante de baixo custo a partir de estéril de mina para produção de pelotas de minério de ferro por meio de calcinação rápida tipo flash – Evandro Moraes da Gama (coordenador)

Mycoantar: taxonomia, diversidade e caracterização e sua utilização como fonte de metabolitos bioativos – Luiz Henrique Rosa (coordenador)

Letramento literário na educação infantil – Mônica Correia Baptista (coordenadora)

Detecção precoce da doença renal crônica em idosos– Sônia Maria Soares (coordenadora)

Tuberculose humana: validação de novos biomarcadores com potencial uso em diagnóstico e prognóstico da doença – Tania Mara Pinto Dabés Guimarães (coordenadora)

Gênero, sexo e sexualidade: um diálogo entre o lúdico, a intimidade e o contexto de vida dos adolescentes – Vânia de Souza (coordenadora).

Com informações da Agência Minas Gerais