UFMG oferece cursos de extensão gratuitos sobre educação a distância

Formações vão oferecer noções introdutórias em temas como direito autoral, acessibilidade e webconferência

Educação a distância
Participação nos cursos poderá ser usada como formação complementar
Pixattitude / Dreamstime.com

Interessados em educação a distância poderão ampliar seu conhecimento nessa modalidade de ensino participando de um dos quatro cursos de extensão, on-line e gratuitos, oferecidos pelo Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) da UFMG. As inscrições serão abertas às 9h desta segunda, 2 de setembro, e podem ser efetuadas até as 17h do dia 6 de setembro. É preciso preencher formulário eletrônico, disponível na página do Caed.

São oferecidos quatro cursos: Introdução à Educação, Noções Básicas de Direitos Autorais, Introdução à Acessibilidade na EaD e Introdução à Webconferência na EaD. Neles, serão apresentados definições e conceitos básicos, aplicações de tecnologias na educação a distância e orientações sobre o uso de materiais de terceiros em consonância com a Lei de Direitos Autorais.

Mais horas
Neste ano, a formação passou por algumas reformulações, como o aumento da carga horária de 10 para 15 horas. "Assim, os alunos de graduação também poderão utilizá-la como formação complementar” explica Cristina Souza, uma das organizadoras dos cursos.

Os cursos são direcionados a pessoas que desejam ampliar a oferta de conteúdos nessa modalidade de ensino, mas também auxiliarão os estudantes e professores em outras questões. “As noções de direitos autorais, por exemplo, são utilizadas a todo momento na produção de conteúdo”, lembra Souza. Aspectos pedagógicos associados à modalidade também constam da agenda dos cursos.

Todas as capacitações são autoinstrucionais, ou seja, ministradas sem o auxílio de um tutor. São 400 vagas oferecidas, 100 para cada curso. Os participantes devem finalizar seus estudos entre outubro e novembro e receberão certificado se os concluírem com aproveitamento e frequência mínimos estabelecidos pelo Caed.

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, conforme edital de seleção. Apenas uma opção de curso poderá ser escolhida, e ela não poderá ser alterada após a inscrição. A relação dos selecionados será divulgada no dia 27 de setembro, no site do Caed.

Mais informações podem ser requisitadas pelo telefone (31) 3409-4638 ou pelo e-mail ead@ufmg.br.