Novo sistema de telefonia fixa da UFMG possibilita identificação de chamadas

Troca de operadora por processo de licitação também reduziu custos com serviço

Portabilidade
Números telefônicos continuam os mesmos
Júlia Duarte / UFMG

Os ramais internos de telefone fixo que originarem chamadas para celulares ou números externos à Universidade agora podem ser identificados. A mudança decorre de alterações nos serviços de telefonia, com substituição da operadora licitada para prestar o serviço.

A cada 24 meses, há um processo de reavaliação dos serviços de telefonia da Universidade em relação ao mercado. De acordo com o resultado, a operadora é mantida ou abre-se nova licitação. Em março deste ano, a operadora passou a ser a Embratel-Claro, em substituição à Oi.

“Na ligação de telefone fixo para celular, por exemplo, esperamos que haja uma redução de cerca de 40% dos custos, com base no perfil de usuário que traçamos nos últimos quatro anos”, explica Carlos Alfeu, Diretor do Centro de Computação da UFMG.

Ele comenta que os números telefônicos continuam os mesmos, tanto em Belo Horizonte como em Montes Claros, e que a ligação ramal a ramal permanecem sem gerar custos, mesmo para Montes Claros. “A exceção são as chamadas para o Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG e para o Centro Cultural”, observa.

Outra mudança foi a adoção de mensagem – em português, espanhol e inglês – que passa a ser ouvida por quem ligar para o (31) 3409-5000, número geral da Universidade. A gravação orienta o usuário a buscar o Portal da UFMG, em que é possível encontrar o catálogo telefônico da Universidade, informações sobre as unidades acadêmicas e administrativas, cursos, eventos e notícias.