Institucional

UFMG quer tornar os processos de trabalho mais solidários, diz pró-reitora adjunta

Leonor Gonçalves abriu Semana do Servidor no campus Pampulha

Leonor Gonçalves: mapeamento de habilidades, competências e capacitações
Leonor Gonçalves: mapeamento de habilidades, competências e capacitações Foca Lisboa / UFMG

A programação da Semana do Servidor no campus Pampulha foi oficialmente aberta na manhã desta terça-feira, 25, em solenidade no auditório da Reitoria. As atividades, que integram as comemorações dos 90 anos da Universidade, abordam processos de trabalho, relações interpessoais e gestão administrativa.

Segundo Leonor Gonçalves, pró-reitora adjunta de Recursos Humanos, o evento está consolidado no calendário anual da Universidade. “Desde 2011, temos uma semana dedicada ao servidor, com a realização de oficinas e palestras, com temas de interesse do trabalhador da Universidade”, disse.

Ela explicou que, neste ano, precedendo a Semana do Servidor, foram realizadas oficinas com os trabalhadores da área administrativa para mapear os processos de trabalho em vários setores da Universidade.

“Ouvimos os servidores e mapeamos suas áreas. A intenção é continuar com esse trabalho para conhecermos como a UFMG funciona. Queremos tornar os processos de trabalho mais solidários”, completou.

Para Neide Dantas, coordenadora de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino (Sindifes), a Semana do Servidor é um momento importante de reflexão no contexto político atual.

“Tudo que ocorre na política impacta no nosso trabalho. Se a PEC 241/2016 for aprovada, teremos um grande desafio nos próximos 20 anos, uma vez que a proposta ameaça todas as conquistas obtidas pelos servidores nos últimos anos”, enfatizou.

Na opinião de Dalton Rocha Pereira, vice-presidente do Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (Apubh), a Semana do Servidor oferece oportunidade para reflexões sobre as relações de trabalho. “Precisamos diminuir as arestas, para que a excelência da UFMG se torne mais evidente”, disse.

Programação
A manhã desta terça-feira, 25, contou, ainda, com a mesa temática Qualidade de vida, condições de trabalho de servidores da UFMG, que já havia ocorrido no campus Montes Claros. Na mesa, a professora Lívia de Oliveira Borges, do Departamento de Psicologia, falou sobre a necessidade de que as condições de trabalho sejam reconhecidas pelos servidores para que melhorias sejam traçadas.

A Semana do Servidor da UFMG 2016 vai até a sexta-feira, 28.

A partir da esquerda: Neide Dantas, representante do Sindifes, Maria José Cabral Grillo, pró-reitora de Recursos Humanos, Leonor Gonçalves, pró-reitora adjunta, e Dalton Rocha Pereira, da Apubh
A partir da esquerda: Neide Dantas, do Sindifes, Maria José Grillo, pró-reitora de Recursos Humanos, Leonor Gonçalves, pró-reitora adjunta, e Dalton Pereira, da Apubh Foca Lisboa / UFMG