UFMG oferece aulas gratuitas de tai chi chuan
Promovidas pelo Instituto Confúcio, atividades ocorrem em Montes Claros e em Belo Horizonte
Responsável pela difusão da cultura chinesa na UFMG, o Instituto Confúcio iniciou, na semana passada, a oferta de aulas gratuitas de tai chi chuan na Unimontes e no campus da UFMG em Montes Claros, no gramado em frente à Biblioteca Universitária. O Instituto de Ciências Agrárias recebe os encontros às terças, e a Unimontes, todas as sextas-feiras. Nos dois locais, as aulas começam às 17h. Para participar, não é preciso se inscrever previamente. O único pré-requisito é o uso de roupas leves e confortáveis para a prática.
O professor Elton Durães explica que a atividade promove o bem-estar e atrai diferentes públicos. “A prática é acessível a pessoas de todas as idades em qualquer condição de saúde. Praticamente não existe contraindicações, somente em casos de cardiopatias crônicas, como arritmia ventricular e angina", explica.
Com duração de aproximadamente uma hora, as aulas são abertas também a pessoas da comunidade externa. Em Belo Horizonte, as sessões ocorrem no campus Pampulha e na Faculdade de Direito. Na Pampulha, são realizadas às terças e quintas, às 11h20, na Faculdade de Letras, e às 17h, no gramado da Reitoria/Praça de Serviços. Na Faculdade de Direito, as atividades são às segundas e quartas, às 11h10, no território livre. Mais informações podem ser obtidas no site do Instituto Confúcio ou pelo telefone 3409-3259.
Leveza e calma
Associado aos princípios do Taoísmo e ao conhecimento da alquimia chinesa, o tai chi chuan surgiu no século 17 e se baseia em movimentos leves e circulares e em um ritmo calmo que propicia a flexibilidade das posturas.