UFMG abriga debate sobre questões de gênero na Matemática

Iniciativa é de grupo de pesquisadoras; evento será conduzido por Maria Eulália Vares, da UFRJ

É constatada a pequena participação das mulheres na carreira de pesquisa em Matemática
Participação de mulheres na pesquisa em Matemática ainda é muito pequenaPixabay/CC0 Creative Commons

Nesta quinta-feira, 14 de junho, às 16h45, na sala 3060, o Instituto de Ciências Exatas (ICEx) vai abrigar o evento Proseando sobre mulheres na matemática, que será conduzido pela professora Maria Eulália Vares, do Departamento de Métodos Estatísticos do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Maria Eulália pretende apresentar dados para subsidiar reflexões sobre as perspectivas e desafios relacionados à pequena participação das mulheres na carreira de pesquisa em Matemática.

A professora Sônia Pinto de Carvalho, do Departamento de Matemática da UFMG e uma das coordenadoras do Proseando, informa que, no Departamento de Matemática da UFMG, as mulheres são apenas 14 de 71 docentes e apenas três entre os 31 professores que orientam doutorado. "Por aí, dá para entender por que é importante discutir gênero e pesquisa em Matemática.”

Apoio internacional
O evento integra a programação do ciclo de debates Matemática: substantivo feminino. A iniciativa é das professoras Anne Bronzi (Unicamp), Cecília Salgado (UFRJ) e Christina Brech (USP) e conta com apoio do Committee for Women in Mathematics da International Mathematical Union (IMU). O objetivo é promover reflexão sobre as questões de gênero na comunidade matemática em todo o país.

Desde agosto de 2017, os debates têm sido realizados em instituições como as universidades federais do ABC (UFABC), do Espírito Santo (Ufes), do Amazonas (Ufam), do Rio Grande do Norte (UFRN), do Paraná (UFPR), de Santa Catarina (UFSC), Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade de São Paulo (USP).

Todos esses debates precedem o (WM)²: World Meeting for Women in Mathematics e o Congresso de Matemática da IMU, que serão realizados no Rio de Janeiro, em agosto deste ano.

O tema da inserção feminina na academia foi abordado em reportagem publicada no Portal UFMG, em março deste ano, por ocasião do Dia Internacional da Mulher. Entrevistada, a professora Sônia Pinto de Carvalho apresentou outros dados que comprovam que as mulheres são minoria em quase todos os ambientes que lidam com a Matemática.