Saúde

UFMG recruta voluntários de 55 a 85 anos para testes da SpiN-TEC, vacina contra a covid-19

Podem se habilitar pessoas saudáveis que tenham tomado duas doses de CoronaVac e uma de Pfizer; candidatos também não podem ter contraído a doença

Frascos da SpiN-Tec, vacina contra a covid-19
Frascos da SpiN-Tec, vacina contra a covid-19 Foto: CTVacinas | UFMG

A equipe do CTVacinas, responsável pelo desenvolvimento da SpiN-TEC MCTI UFMG, vacina contra a covid-19 100% brasileira, está em busca de voluntários para os testes da fase 1 do imunizante. Já se inscreveram mais de 1.500 pessoas, porém poucas pertencentes ao grupo de 55 a 85 anos de idade. 

Helton Santiago, coordenador dos testes clínicos da vacina e professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, explica que são dois grupos de voluntários: o primeiro reúne pessoas de 18 a 54 anos; o segundo, de 55 a 85 anos. Segundo ele, há dificuldade para conseguir voluntários do último grupo, uma vez que os candidatos devem preencher todos os requisitos para participar dos testes.

"Dos 1.500 voluntários já inscritos, 150 se mostraram elegíveis para a fase 1, mas poucos têm entre 55 e 85 anos. Essa é a primeira fase de segurança da vacina, e os voluntários precisam ser saudáveis para que seja possível identificar as situações em que uma reação adversa decorre do imunizante ou de outro problema de saúde. Além disso, essas pessoas não podem ter contraído covid-19 e precisam ter tomado vacinas específicas anteriormente. Não é fácil encontrar voluntários que se enquadrem em todos os requisitos exigidos", pondera Santiago.

Os interessados em participar dos testes devem fazer o cadastro pela internet ou pelo Whatsapp (31-99902-7292). Uma vez inscritos, eles passarão por triagems e serão submetidos a avaliações clínicas e laboratoriais conduzidas pelo CTVacinas e pela Unidade de Pesquisa Clínica em Vacinas (UPqVac), instalada na Faculdade de Medicina da UFMG.

Na primeira fase, os voluntários recebem uma dose da vacina, que pode ter concentração baixa, média ou alta. A intenção é "verificar os dados de segurança das doses e de imunologia, ou seja, entender como a vacina estimulou o sistema imunológico e qual dose é a ideal para a segurança do paciente", explica Santiago. 

A fase 1 dos testes deve se estender até março do ano que vem. A partir de abril de 2023, os voluntários serão chamados para a fase 2 e, no final de 2023, para a terceira e última etapa, que contará com 5 mil participantes de todo o país.

Requisitos
Em relação à fase 1, que reunirá 72 voluntários, os critérios para participar dos testes são ter idade entre 18 e 85 anos, ser saudável, não ter tido covid-19, ter recebido as duas doses iniciais da vacina CoronaVac e uma dose de reforço da Pfizer (há pelo menos nove meses), residir em Belo Horizonte durante os 12 meses de estudo e, no caso das mulheres, não estarem grávidas nem amamentando.

Para a fase 2 dos testes, que contará com 360 voluntários, os critérios são ter idade entre 18 e 85 anos, ser saudável, ter recebido as duas doses iniciais da vacina CoronaVac ou da Astrazeneca e uma ou duas doses de reforço da Pfizer ou AstraZeneca e residir em Belo Horizonte durante os 12 meses de estudo. Mulheres não podem estar grávidas nem amamentando. O fato de já ter contraído covid-19 não impedirá a pessoa de se habilitar para a segunda fase dos testes.
 

Luana Macieira