UFMG restaura e entrega livro de 200 anos a irmandade de Ouro Preto

'Livro primeiro de receita e despeza': esforço pela recuperação da funcionalidade Claudio Nadalin / Cecor-UFMG

A UFMG fará nesta sexta-feira, 19, em Ouro Preto, a entrega à Irmandade de Santa Cecília do volume restaurado do Livro primeiro de receita e despeza da Irmandade de Santa Cecília erecta na freguesia do Ouro Preto desta Villa. A obra, de 1817, integrava o Acervo Curt Lange, que integra as coleções especiais da Universidade, e teve sua propriedade reivindicada pela irmandade em 2012.

O volume será entregue pela vice-reitora Sandra Goulart Almeida, com a presença do secretário de Cultura de Minas Gerais Angelo Oswaldo de Araujo Santos, durante missa marcada para as 20h, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, na Praça Tiradentes, em Ouro Preto. A UFMG será representada também pelo diretor e pela vice-diretora da Biblioteca Universitária, Wellington Marçal e Anália Gandini, e pela professora Glaura Lucas, que coordenava o Acervo Curt Lange à época da identificação de propriedade do livro.

A devolução do livro contábil foi decidida após análise do Conselho Curador do Acervo e da Procuradoria Jurídica, e a restauração foi feita pelo Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Cecor), da UFMG, com o objetivo de recuperar a funcionalidade do volume.

Livro primeiro de receita e despeza tinha várias áreas com perda de suporte no dorso, e as folhas de guarda (que seguram a encadernação ao dorso do volume) estavam rompidas. Esses problemas provocaram desgaste na costura e separação dos cadernos, mas nenhuma folha foi perdida. O trabalho de restauração foi feito em 2013 pelas professoras Bethania Veloso e Ana Utsch, da Escola de Belas Artes, e pelas assistentes Carolina Concesso e Raquel Augustin, então estudantes do curso de Conservação-Restauração.

Leia mais em reportagem publicada no Boletim UFMG.