Arte e Cultura

UFMG sediará congresso internacional sobre relação entre dança, autismo e educação

Lise Gaudaire

Nos dias 17, 18 e 19 de abril, a UFMG recebe o congresso internacional Autismo, dança e educação: poéticas da autoralidade, que reunirá pesquisadores que, mundo afora, vêm investigando formas alternativas de trabalhar com crianças, jovens e adultos autistas, no campo da arte e da educação.

O congresso é coordenado por Anamaria Fernandes Viana, professora do curso de licenciatura em dança da Escola de Belas Artes. A vice-coordenadora do evento é Mônica Rahme, da Faculdade de Educação (FaE).

Segundo a organização, a proposta do evento é promover discussões sobre a arte “como espaço de autorialidade, que articula criação e autopoieses, na busca por uma abordagem do autismo que considere o corpo como elemento fundamental de intervenção na perspectiva do laço social”.

A programação do congresso será distribuída entre o Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2), Escola de Belas Artes e o Cinema Belas Artes, onde haverá sessões comentadas de vídeos sobre dança e autismo.

O Belas Artes fica na Rua Gonçalves Dias, 1.581, Funcionários. Na Escola de Belas Artes, as atividades serão realizadas na sala Otávio Cardoso, do Teatro Universitário.

A programação – que conta com conferências, debates, mesas-redondas, workshops e sessões comentadas de vídeos – está disponível no site do evento, onde também podem ser consultados o valor das inscrições e indicações de hotéis na cidade.